Foram empossadas, na última semana, em uma sessão especial na Câmara Municipal de Pará de Minas as 10 mulheres que farão parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pará de Minas. Formado por representantes do poder público e de vários segmentos da sociedade, o conselho foi criado com o objetivo de garantir que os direitos das mulheres sejam observados, através da criação de políticas públicas. E assim as novas conselheiras participaram de um curso de aprendizagem para desenvolver os trabalhos. Durante o evento, a representante do Conselho Regional dos Direitos da Mulher de Minas Gerais, Neuza Melo, contou toda a história da luta pela conquista dos direitos e o respeito da sociedade. De acordo com Neuza, os principais objetivos do conselho é garantir que a situação de violência Doméstica, Sexual, Discriminação no Trabalho e outros temas sejam amplamente combatidos para assegurar a qualidade de vida das mulheres.
“As mulheres devem ser conscientizadas quanto aos seus direitos e ajudar a ter coragem de denunciar, quando forem vítimas de violência para que tal ato seja punido e combatido”, acredita Neuza.
O novo conselho ficou assim formado: Mariane de Fátima Oliveira Castro e Marcela Marinho Cunha Mendonça (representando a secretaria de ação social), Neverly Raimunda dos Santos e Rafaela Pimenta Flores (da secretaria de saúde), Vani Nogueira Duarte Teodoro e Jane Luíza da Silva Quirino (da secretaria da educação), Carla Andréa de Lima e Maria Neusa Medina Pereira (da câmara municipal), Shirley Costa de Almeida Amaral e Márcia Aparecida Silva Andrade (da Polícia Civil), Ana Luisa Silva Ribeiro e Maria Crispiniana do Carmo Neta (do Hospital Nossa Senhora da Conceição). Outras entidades como a Sociedade Amor