Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2093
17/10/2025


Eventos GP
Eventos GP

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE PROJETO DE VIDA - 20/08/2025

Ter um projeto de vida é saber quem você é, o que deseja ser e como pretende chegar lá. Não se trata apenas de escolher uma profissão, mas de planejar um caminho que possibilite aprendizado contínuo, adaptação às mudanças do mercado e busca por realização pessoal. Para tanto, a motivação é o combustível que mantém o foco nos objetivos, mesmo diante de obstáculos. Entretanto, o ambiente digital, que oferece muitas oportunidades, também pode gerar ilusões e expectativas irreais. Além disso, há riscos, como a dependência digital, exposição de dados e a falta de contato humano genuíno. Um projeto de vida equilibrado considera o uso consciente da tecnologia, aproveitando o melhor do mundo virtual, mas sem tirar o pé na realidade. Pensando nisso, após as férias escolares, o Grande Papo retornou, mas em novo horário, das 10H às 11H30, na Escola Estadual Manoel Batista. Outra novidade: a abertura artística contou com a participação de valores artísticos da própria escola: * o artista e professor de português, Victor Augusto Garcia, com a enquete Terapia; * e a ex-aluna e cantora Ana Neri, que tocou e cantou músicas calmas e reflexivas. Em seguida, para debater o tema, foram convidados o psicólogo Phillipe Hovelacque de Faria e a pedagoga Valeska de Castro Dilácio.

No fim do debate, a reportagem conversou com os quatro convidados, que falaram sobre esse evento GP, que funciona como indispensável matéria extracurricular nas escolas. Confira a opinião do professor Victor Augusto Garcia.

“O Grande Papo é sempre muito atrativo, com pautas sempre muito relevantes, levando cultura e conhecimento para as escolas e faculdade. É um projeto muito importante e enriquecedor. Na edição de hoje, tive a oportunidade de participar com uma pequena apresentação na abertura do debate, trazendo um tema importante, como a saúde mental, de uma forma leve e descontraída. A esquete Terapia busca passar a mensagem de que não devemos nos medir com a régua do outro, pois nossos problemas são apenas nossos e devemos respeitar nossos limites e até que ponto estamos bem de verdade,” ensina o professor.

SEM OPRESSÃO - Veja agora a opinião da ex-aluna, Ana Neri.

“O Grande Papo é um projeto importante, pois ele dá voz e oportunidade dos alunos expressarem pensamentos e ideias. Em vários casos, os jovens não possuem um ambiente para comunicar suas opiniões sem serem oprimidos e essa abertura é fundamental! Foi um prazer cantar algumas músicas para as pessoas presentes, pois é sempre uma alegria alegrar as pessoas com aquilo que amo. Temos que utilizar nossos talentos para fazer a diferença na nossa comunidade. Foi um momento especial,” avalia a cantora.

GRANDIOSO - Leia agora a opinião do psicólogo Phillipe Hovelacque de Faria.

“Ah, foi um evento muito grandioso e foi muito bom participar, ter essa interação com os alunos. O Grande Papo é um evento que tem que continuar existindo sempre e é muito importante ter sido convidado, para fazer parte dessa história, trazendo conhecimento para os alunos sobre a importância de ser ter um projeto de vida. Achei que os alunos, no início, ficaram com um pouco de vergonha de enviar as perguntas, mas das trinta perguntas feitas, acho que umas vinte foram direcionadas a mim. Eles tiveram curiosidade para aprender e saber um pouco mais sobre a psicologia e sobre como se deve fazer para escolher uma profissão. No mais, agradeço mesmo pelo convite e, quando precisar de novo, estamos à disposição. Obrigado,” se disponibiliza o psicólogo. 

HARMONIA - E por fim, leia também a opinião da pedagoga, Valeska de Castro Diláscio.

“Eu vejo o Grande Papo como um espaço muito relevante de diálogo e que desperta temas muito importantes para os jovens que hoje se sentem inquietos da maneira como eles podem construir o futuro deles. São temas que, muitas vezes, não são falados em sala de aula e nas casas deles. Fiquei super satisfeita, porque achei que eles se engajaram no tema, que foi super bacana. A gente pensa que projeto de vida é uma coisa tão simples, só que hoje é muito mais do que saber o que eu quero ser amanhã. Projeto de vida envolve a mudança do mundo, que é constante, as transformações das profissões e o que o mundo está precisando que a gente faça. Então, a gente tem o cuidado com o que está acontecendo ao nosso redor com o meio ambiente. Fiquei muito honrada com o convite e também com o meu colega Phillipe, pois achei que a gente estava super alinhado, com uma harmonia nas contribuições. Então, foi fantástico e estou sempre à disposição, no que eu puder contribuir para esse evento super bacana,” agradece Valeska.

GANHA PRÊMIO - “Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas enviadas por escrito à mesa diretora, os presentes doados pelas empresas parceiras desse projeto GP, a quem a GAZETA agradece."


Da E p/ D, a mesa diretora do Grande Papo: o jornalista Bié Barbosa, o psicólogo Phillipe Hoquelacque e a pedagoga Valeska Diláscio




Mais da Gazeta

Colunistas