Selo Gazeta Pará-minense
Logo Gazeta Pará-minense Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e imparcialidade,
desde 1984

Ano 42 - Nº 2102

19 de Dezembro de 2025

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Eventos GP

19/12/2025
O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da tecnologia que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, dependeriam da inteligência humana. Esses sistemas são programados para aprender, analisar informações, reconhecer padrões e tomar decisões, muitas vezes, de forma rápida e eficiente. Ela funciona por meio de algoritmos e modelos matemáticos que permitem ao computador aprender com dados. Quanto mais informações um sistema recebe, mais ele consegue melhorar o seu desempenho, como recomendar músicas, identificar rostos em fotos, detectar fraudes, criar imagens, conversar com pessoas e ajudar na medicina, agricultura e indústria. Entretanto, o uso da IA exige cuidados, como proteção de dados, transparência e responsabilidade no desenvolvimento. O último Grande Papo deste ano foi realizado pela 1ª vez no Colégio Losango, cuja quadra esportiva foi decorada com balões e forros amarelos. Para debater o tema escolhido pela escola, foram convidados o cientista de dados e mestre em educação tecnológica Reinaldo Galvão e o cientista da computação e especialista em inovação e gestão de pessoas, Fred Marinho. Após o evento, o diretor, Marcos Francisco Marques, e a coordenadora, Aparecida Tamiris Polo Alves, presentearam os envolvidos na realização do evento. Antes de realizar o Ganha Prêmio, foi dada a palavra à transplantada de coração, Jorquilene Costa, que havia sido a matéria de 1ª página na GAZETA, falou sobre a importância da doação de órgãos.

ABERTURA - * Antes de começar o debate, houve uma bela apresentação do pianista Felipe Lopes, 15. Confira o que ele disse sobre o evento.

“Para mim, o GRANDE PAPO é um evento muito relevante, por ser voltado principalmente para estudantes, que acabam tendo uma oportunidade de discutirem temas atuais em um momento interativo. Portanto, na minha visão, a GAZETA acertou muito na promoção de um evento tão abrangente quanto ele é nas escolas. Fiquei muito feliz de ter recebido o convite para participar do debate de hoje. Como pianista, poder expor um pouco da minha música para o público presente e foi um momento de grande alegria e honra. Além disso, achei o tema (Inteligência Artificial) muito atual e interessante e que, certamente, contribuiu para o sucesso desta manhã. Espero poder participar de mais eventos como este,” espera Felipe.

* Em seguida, houve a declamação de um texto sobre educação, elaborado pela talentosa atriz Nina Cabral, 16, baseada em trechos de escritores famosos. Veja o que ela falou sobre o evento.

“Vejo o GRANDE PAPO, como uma importante ferramenta de discussão e mudança da humanidade. Em um tempo que exige reflexão, ele cria um espaço, onde diferentes vozes se encontram e constroem conhecimento. Discutir é fundamental para que a semente de novas ideias seja plantada e este evento da GAZETA cumpre essa função, com um diálogo que transforma. Foi um grande prazer participar de um debate tão relevante nesses tempos modernos. Realizar uma intervenção artística acerca da educação é, para mim, muito significativo, não só como expressão pessoal, mas como forma de contribuir para um tema que molda o futuro. Estar em um espaço que valoriza a troca de ideias e a potência transformadora da arte me enche de alegria e gratidão! Participar desse debate e entender mais sobre as novas tecnologias foi verdadeiramente muito especial,” garante a atriz.

DEBATEDORES - No fim do debate, que foi estendido até às 12H30, a pedido da plateia que teve o consentimento do diretor, a reportagem GP conversou com os envolvidos nesse evento GP, que funciona como uma indispensável matéria extracurricular nas escolas da cidade. Confira.

* “Bom, eu acho bacana demais um evento que já está aí, há quase 40 anos. Isso é sinal de sucesso, já que ele está resistindo até hoje a tantas mudanças culturais e sociais. Haja mudanças! E a gente vê que vocês têm também o cuidado de estar se adaptando a essas mudanças, inclusive mudando o formato para a parte da manhã. Achei o máximo esse novo horário! Então, longa vida ao Grande Papo. Sobre a Inteligência Artificial é algo que eu tenho estudado bastante e é  sempre um prazer vir às escolas, juntamente com a GAZETA. Eu gosto muito de estar participando, de estar compartilhando aquilo que eu estudo com a sociedade. Obrigado,” diz REINALDO GALVÃO.

* “Ah, eu adoro a GAZETA, o Grande Papo, essa interação mensal com as escolas. Eu gosto muito do ambiente escolar, sempre gostei, tanto é que trabalho nelas há 17 anos. Então, eu acredito que qualquer matéria que a gente traga aqui, de forma construtiva, como vocês têm feito, é bastante inteligente e necessária. Achei deliciosa a minha participação. Falar de IA é muito legal, porque é novo e os adolescentes, em geral, gostam bastante,” argumenta FRED MARINHO 

GANHA PRÊMIO - Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas enviadas por escrito à mesa diretora, os presentes doados pelas empresas parceiras desse projeto GP. A direção deste GP Jornal agradece.

A mesa diretora, da E p/ D: Nina Cabral, Felipe Lopes, Bié Barbosa,  Reinaldo Galvão e Fred Marinho