Selo Gazeta Pará-minense
Logo Gazeta Pará-minense Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e imparcialidade,
desde 1984

Ano 42 - Nº 2103

25 de Dezembro de 2025

GENTE PENSANTE

Colunista

24/12/2025
GENTE PENSANTE

VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 2102:

AS MUDANÇAS NA CNH E A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Mesa de boteco, em plena segunda-feira, alguns homens, entre colaboradores e jovens empresários, o assunto, naquele fim de tarde, não poderia ser outro, a não ser o conjunto de regras aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre um gole e outro, um tira-gosto de torresmo e algum limão espremido, a prosa correu solta. Disse a moça que trabalhava em um dos Centros de Formação de Condutores (CFC) da cidade:

- Coitado do meu patrão! Essas mudanças têm provocado forte preocupação nele. Hoje, ele fez uma reunião tensa com todos nós, seus colaboradores, quando disse, com todas as letras, que essas novas medidas podem acontecer de fechar mais da metade das autoescolas locais.

O jovem empresário questionou:

- Mas é tão grave assim?

A moça respondeu, rapidamente:

- Claro que é! O curso teórico agora será gratuito em formato digital. Isso,

sem falar na redução drástica da carga horária prática obrigatória.

O outro rapaz perguntou:

- Como será agora essa nova carga horária?

- Ela passa de 20H de aulas para o mínimo de duas. Não será mais obrigatório cumprir aqueles longos pacotes de treinamento. Quer mais? Agora ainda será permitido a cada candidato usar o seu próprio carro.

Disse o empresário mais jovem da turma:

- Putz! Tiraram, de vez, as principais fontes de renda das autoescolas, então. Que belo presente de Natal! Bruta sacanagem!

Nessa hora, disse o estudante, que está fazendo estágio remunerado em uma grande indústria produtora de ração para cães e gatos:

- Complicado mesmo essa situação dos empresários de autoescola, mas, por outro lado, essas novas regras vão favorecer demais os candidatos, como a redução expressiva de custos, a flexibilidade para estudar à distância, poder escolher se quer uma autoescola ou instrutores autônomos ou ainda uma preparação personalizada. Sem falar na comodidade de usar o próprio veículo.

A estudante de Direito concluiu a instrutiva prosa:

- Acho que faltou ao governo ter citado só mais uma regrinha. Tornar obrigatória a informação na CNH se o(a) motorista é doador(a) de órgãos, em caso de morte, porque os acidentes e mortes nas estradas vão aumentar muito. Uma medida governamental simples como essa poderia aumentar, drasticamente, o número de órgãos disponíveis no país, salvando centenas de vidas por ano!

E você, como está vendo essas mudanças para a obtenção da CNH?

UMA BOA LEITURA!

* Veja mais informações, na matéria veiculada na página 3 desta mesma edição.

QUEM É VOCÊ, ALÉM DESSA SUA CARA REFLETIDA NO ESPELHO?