Foi inaugurado em Pará de Minas a sede própria do Creas - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, para auxiliar indivíduos e famílias em risco ou vulnerabilidade social com atendimentos psicológico, jurídico, social e pedagógico. A manutenção do Creas vai custar aos cofres municipais em torno de R$ 30 mil/mês, fora o recurso de R$ 7 mil que será passado pelo Governo de Estado, também todo mês.
O centro entra em ação, quando o cidadão tiver seus direitos violados, como explicou o diretor do Creas, Régis Spíndola.
“É um marco para o município que poderá agora afirmar seu compromisso com as políticas públicas. Aqui ofereceremos todos os serviços para as famílias que estão vivendo situações de violência, seja sexual, moral, psicológica ou física”, explica Spíndola.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Angélica Varela, que concorre ao Garra, nesse setor, o Creas oferece serviços especializados, voltados principalmente para a população carente do município.
“Estamos inaugurando a sede própria desse importante centro que vai beneficiar famílias que estão privadas de políticas”, assegura Angélica.
O prefeito Zezé Porfírio destacou a importância do trabalho realizado por essa sua secretaria, hoje referência no Estado.
“É mais um projeto muito importante e de destaque em meio a vários outros realizados por essa secretaria”, avalia Zezé.
O Creas vai auxiliar o Juizado da Infância e da Juventude e também a Vara Criminal. Segundo o juiz Carlos Donizetti.
“Não só o menor como toda a sua familia será atendida. Tudo isso será concentrado aqui”, sintetiza o Donizetti que concorre ao Garra na área do Direito.
* A sede própria do Creas fica na rua Paraná, 100, São José.