O Mec - Ministério da Educação,anunciou o corte de 3.986 vagas noscursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia do país, pois eles obtiveram conceitos baixos na última avaliação do governo. Ao todo, 148 cursos de ensino superior sofreram suspensão de vagas. Entre eles, 37 estão em Minas Gerais. Os cursos que apresentaram conceito 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso, CPC, indicador do Mec que vai de 1 a 5 e avalia os cursos de ensino superior, foram penalizados. A maior redução foi nos cursos de Enfermagem que perderam 2.572 vagas, quando 88 cursos foram atingidos. Em Farmácia, 40 bacharelados perderam 1.107 vagas e, em Odontologia, o corte foi de 307 vagas em 20 cursos.Além do corte de vagas, todos os cursos agora serão supervisionados pelo Mec. As universidades e centro universitários que oferecem esses cursos terão autonomia e processos de reconhecimento de cursos suspensos, além de não poder abrir novas vagas.
FAPAM - A Fapam, Faculdade de Pará de Minas, está na lista das penalizadas, mas não houve corte de vagas na instituição, já que ela oferece apenas 40 vagas, mínimo estabelecido pelo Mec.A reportagem GP manteve contato com a diretoria Fapam que se manifestou sobre o assunto. Confira.
“O curso de enfermagem da Fapammantém o seu número de vagas e foi reconhecido pelo Ministério da Educação com um ótimo conceito, recebendo vários elogios dos avaliadores pela sua estrutura, excelente projeto pedagógico, laboratórios bem montados, projetos sociais e assistenciais que beneficiam a cidade e a região.A Faculdade de Pará de Minas tem uma posição privilegiada no conceito geral de todos os seus cursos, conceito esse atribuído pelo Ministério da Educação. Essa credibilidade tem proporcionado,