Muita polêmica aconteceu, em 2006, em torno da reforma das praças Francisco Torquato e Torquato de Almeida. Na época, as queixas choveram no jornal sobre a administração pública municipal, por terem sido retiradas quase todas as árvores e jardins que faziam parte, principalmente, da velha praça Francisco Torquato. Agora, a reportagem GP tomou conhecimento de um cartão postal datado de 1975 que mostra a velha praça no seu apogeu (ela já não era mais assim quando foi reformada). Com máquina fotográfica em mão, a reportagem GP foi ao local, onde fez uma foto no mesmo ângulo, 36 anos depois. Depois, com as duas fotos nas mãos, voltou ao local para ouvir a opinião de alguns transeuntes sobre qual das duas praças eles preferem. Confira o que eles disseram.
1.) “Eu gostava mais da praça de antes, porque tinha mais paisagem, era mais alegre. Agora está muito sem vida com muita prostituição e violência e isso deveria acabar, porque aqui é o Centro da cidade”. (Maria Sueli Pereira, 59, doméstica); 2.) “Antes era melhor, porque está mais enfeitada, com mais flores. Tem que plantar mais flores, mais árvores... está meio apagado”. (Denise dos Santos Castro, 23, estudante); 3.) “Antes estava muito melhor, mais bonita, com mais flores, mais verde, mais adaptável para população. Agora não há sombras, não tem verde... matou a natureza. Eu voltaria ao que ela era antes”. (Jane Florença Miranda Pereira, 26, auxiliar administrativa); 4.) “Antigamente, ela tinha muito mais natureza. Hoje, ela está bem desgastada... só tem concreto e nós precisamos do verde. Temos de tirar essa visão de concreto e colocar mais verde, porque realmente está precisando”. (João Luís Silva, 51, pedreiro); 5.) “A aparência da praça de antes era melhor, porque tinha mais verde, mais colorido. Colocaria mais jardins e flores”. (Paulo Roberto Souza 25, pintor); 6.) “Prefiro da de antes, porque tinha uma natureza mais exuberante; os jardins eram muito bem cuidados e bem mais coloridos do que hoje. Colocaria mais árvores aqui, talvez alguns jardins. Daria mais cor, porque está muito sem cor”. (Priscila Ramos, 28, professora); 7.) “A praça antiga mostra mais natureza; é uma paisagem que combina com o meio ambiente, com uma área de lazer. Ultimamente, as fábricas vêm tomando conta do meio ambiente... Então, devemos nos conscientizar para preservar, parar de jogar lixo no chão, por exemplo. Cada um fazendo a sua parte”. (Sabrina de Oliveira, 14, estudante); 8.) “O verde era marcante com mais plantações. Hoje, está tudo na base do concreto que fica mais fácil para a prefeitura cuidar, mas tira toda a estética da cidade. Eu arrancaria todo esse concreto e colocaria mais verde”. (Marcos Antônio Xavier, 44, motorista); 9.) “Hoje, quando tem eventos é bom, porque disponibiliza mais espaço para as pessoas, igual foi na época do Natal. Mas, sem dúvida, a praça antiga era mais bonita, tinha mais verde, mais cor. Eu tentaria conciliar mais canteiros com o espaço necessário para os eventos, porque ficou muito apagado, muito seco do jeito que está”. (Rosemeire Aparecida de Oliveira Xavier, 40, professora); 10.) “A praça ficou meio morta, parece que não tem alegria. Eu a revitalizaria, porque ela está bem escura e sem graça. Gostaria que ela ficasse parecida com a antiga com mais plantas”. (Taís Cristina Guimarães Alves, 19, estudante);
A PREFEITURA – A reportagem GP entrou em contato também com o diretor de planejamento, Eugênio Paulino, uma vez que o secretário Jurandyr Leitão está de férias, para averiguar se a prefeitura tem algum projeto parecido com o que desejam as pessoas entrevistadas. Veja o que ele disse.
“O que existe para o local é apenas o projeto de revitalização do Coreto e dos percolados, onde ficam os taxistas e os jogadores de damas e cartas, na outra praça”, sintetiza Eugênio.
Ou seja, nada ainda para a praça em questão, a Francisco Torquato.