Na noite da 5a feira, 9, aconteceu no amplo auditório da Escola Estadual Torquato de Almeida a 169ª edição do Grande Papo, com uma grande plateia muito interessada, formada, principalmente por alunos da Escola Estadual Governador Valadares, Colégio Técnico São Francisco de Assis/Pitágoras e dos cursos de gestão do Cesec. O engenheiro industrial, instrutor e consultor de carreira Leonardo Guimarães Moreira, pará-minense que hoje reside em Belo Horizonte, debateu junto com os alunos o tema: Novas Profissões. Como o assunto agradou e gerou muitas perguntas, os alunos pediram que o bate-papo se estendesse por mais, pelo menos, 15 minutos a maior parte das questões pudesse ser respondida. Mas, como sempre, antes do debate, a educadora e contadora de histórias Marcilene Tavares contagiou a todos com a história de 3 cães (Egoísmo, Dúvida e Queixa) cada um com o seu latido próprio: eu, eu; ou, ou; e ai, ai, ao invés do tradicional au, au. Isso fez que com que cada um na plateia fizesse uma reflexão sobre o tipo de profissional que ele tem sido.
O CANTOR E A VOZ - Confira agora algumas dicas do debatedor para se ter uma boa profissão e não sair do mercado de trabalho.
“Hoje, o mercado de trabalho é complexo e a gente tem que entender qual é a nossa competência e qual é a nossa capacidade de realmente atender esse mercado. Afinal, o mercado vai oferecer oportunidades para quem estiver formado; para quem tiver a informação; e para quem tiver interesse de buscar um trabalho e não apenas um emprego, por que muitas vezes as pessoas estão querendo apenas um emprego e não estão preocupadas em doar-se, em disponibilizar-se para aquele trabalho. Mas não basta apenas ter escolaridade, é importante demais fazer cursos de aperfeiçoamento, cursos que vão dar novas visões dentro da empresa e no mercado em si. Para ser um bom profissional dentro de uma empresa qualquer é importante fazer o que se gosta, mas tem de ter habilidade para aquilo. De que adianta querer ser cantor se você não for afinado”?, questiona Leonardo.
A GAZETA AGRADECE – À Itambé, pelos deliciosos iogurtes, e à CTBC, pelos elogiados kits, sorteados durante a realização da sabatina Ganha Prêmio. Em especial, a direção GP agradece à Escola Estadual Torquato de Almeida, através de sua diretora Petinha (Maria Perpétua Pinto Silva), por ter cedido o seu espaço à realização deste evento GP.
EVENTO DE OUTUBRO - O próximo Grande Papo será realizado no dia 21 de outubro, 5ª feira, com o tema Bullying, escolhido pela plateia e que na verdade nada mais é que o termo usado para definir agressões intencionais e repetitivas que ocorrem se motivação evidente.