De 12 a 22 de maio, alunos da Escola Estadual Coronel João Ferreira participaram do projeto Arte na Infância (foto), realizado pelo Instituto Aviva, em parceira com o Grupo Algar. O Arte na Infância tem como objetivo promover, valorizar e divulgar expressões artísticas na infância, além de despertar a percepção e o interesse das crianças e jovens para as artes plásticas. Durante os 10 dias, cerca de 60 alunos participaram do projeto e aprenderam sobre cores e traços, através de atividades teóricas e práticas que associam técnicas tradicionais a recursos de computação e internet, para favorecer a expressão gráfica da criança. A reportagem GP conversou com Elis Rodrigues, educador e autor do projeto.
O projeto trata de uma forma objetiva e resumida de inserção cultural da criança e do adolescente, através das artes plásticas e expressão artística da criança. Esse conjunto de ações, juntamente com a oficina de arte, resultará em um grande trabalho de arte, em registro fotográfico e vídeo-gráfico, e kit cultural que, no final, será doado para esta escola e para a cidade, explica Elis.
Para a diretora da escola, Maria Aparecida Guimarães, o projeto descobre talentos.
Nós sentimos prestigiados de ser a única escola da cidade a receber esse projeto que poderia acontecer sempre. A gente vê nesses alunos que podemos descobrir vários artistas que ainda estão presos dentro dos alunos. Esse projeto vem desenvolver isto: a arte na escola, e nos estamos muito felizes, comemora Piri, como é mais conhecida.
Além de Pará de Minas, o projeto Arte na Infância passará ainda pelas seguintes cidades mineiras: Ituiutuba, Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba. No fim de tudo, haverá uma mostra coletiva em todas as cidades que participaram do projeto. Em Pará de Minas, ela deverá acontecer em setembro, durante a comemoração do Sesquicentenário da cidade.