A Escola Estadual Professor Wilson Melo Guimarães desenvolveu uma revista trimestral de circulação limitada com o propósito de avaliar e debater a cultura e o entretenimento em um fórum de discussão online, onde todos os alunos inscritos são cobrados a participar. A revista faz parte do projeto Jovens Redatores - Projeto X-Cola Wilson que tem entre seus objetivos incentivar a construção crítica nos alunos, promover a inclusão digital, incentivar debates em prol da construção da crítica e conhecimento, divulgar e promover cultura e entretenimento com qualidade e enriquecer o conhecimento sobre gêneros textuais, coordenado pelo professor Ronan de Oliveira Barros. Na manhã do dia 4, houve um debate promovido por professores e alunos da escola sobre o tema Política Brasileira, Cidadania e Educação, quando o convidado foi o deputado estadual Antônio Julio de Faria. Durante o debate, o conhecido deputado elogiou o projeto da escola, chamando-o de Uma Voz dos Alunos, dentro e fora da escola.
“A ideia é excelente e mostra que existe grande interatividade entre alunos, professores, pais e comunidade. Isso enriquece a educação e gera a consciência crítica em todos, pois torna-se um espaço de livre debate, de cobranças por melhorias e também de autocrítica”, afirmou o deputado.
Antônio Júlio aproveitou para lembrar a época em que foi estudante, em plena ditadura militar. Também alertou os jovens para ocuparem mais espaço, cobrar mais, unindo-se em torno de projetos e reivindicações. Depois, criticou a atual falta de grêmios estudantis nas escolas e o pouco entusiasmo dos DAs e DCEs nas faculdades.