A posse de Barack Obama representou um grande momento que a maioria dos americanos aguardavam. Afinal, pela 1ª vez, um presidente negro chegou ao poder, façanha que representa muito, não só para os Estados Unidos, como para todo o mundo. O 44º presidente americano terá de enfrentar desafios, como crise financeira, recessão, encerramento da prisão de Guantanamo, retirada das tropas do Iraque, reforços no Afeganistão e crise no Médio Oriente. No último dia 20, enquanto o mundo acompanhava a posse, através de todos os meios de comunicação, em Washington, cerca de dois milhões de pessoas assistiram esse momento histórico, ao vivo. Entre eles, o pará-minense Breno Oliveira, 27, (foto 1ª página) estudante de mestrado em Contabilidade e estagiário na RugMark Foundation, uma ONG que luta contra o trabalho infantil na Ásia. Direto dos Estados Unidos, esse pará-minense falou com total exclusividade com a GAZETA dos principais momentos deste momento histórico.
1º BISPO GAY - "As celebrações da posse do novo presidente foram longas. No dia 18, houve um grande show aberto ao público no Lincoln Memorial que foi organizado pelo canal de tv HBO. O presidente Barack Obama com sua esposa e o vice-presidente Joe Biden, também acompanhado de sua esposa, estavam presentes, juntamente com uma dezena de artistas de Hollywood e cantores, como Tom Hanks, Denzel Washington, Shakira, Beyonce, U2, Sheryl Crow, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, James Taylor e outros. Curiosamente, quem abriu a celebração foi o 1º bispo gay da história dos EUA, o reverendo Gene Robinson".
TERRORISTAS - "No dia 20, ao meio-dia, Obama fez o juramento de posse, colocando suas mãos na mesma bíblia usada pelo presidente Abraham Lincoln, há quase um século. Pessoas de todos os cantos do país, de todas as crenças, idades e cores gritavam, cantavam e se abraçavam. Obama lembrou aos ouvintes de sua origem humilde e mandou um recado para os líderes do mundo: os EUA não podem ser usados como bode-expiatório dos seus problemas domésticos, por terroristas e políticos que patrocinam esses atos bárbaros."
REFERÊNCIA - "O esquema de segurança na cidade foi muito eficiente. Várias ruas, avenidas e pontes foram fechadas. Milhares de militares, polícia civil e bombeiros foram espalhados por todas as esquinas da cidade. Como Obama despertou o interesse dos jovens pelo debate político, milhares deles estavam presentes no dia de sua posse, trazendo vitalidade, diversidade e otimismo, para um país que perdeu muito a auto-estima depois da presidência de Bush, infestada de guerras, mentiras dos governantes, torturas de prisioneiros e crise financeira. Obama inspirou pessoas, tocou corações e poderá trazer profundas modificações no jeito de ser e viver do povo americano."
COMO LULA - "Eu senti ali que tudo que sonhamos pode ser realizado. Um negro nem podia votar há 5 décadas. O casamento de negros com brancos era proibido em alguns Estados americanos e, mesmo depois que os direitos civis de todos os americanos foram igualados, a discriminação,