O 183º Grande Papo foi realizado na Escola Wilson de Melo Guimarães que solicitou desta GAZETA, realizadora do evento, o tema Consumismo. Animou a noite a dupla de cantores Willy e Ney com alguns sucessos sertanejos. Antes do debate começar, o Garoto e Garota Piscina 2012, Igor Murta e Lilian Guimarães, fizeram um desfile sob intensos aplausos, principalmente da galera feminina. Em seguida, o empresário Paulo Duarte e a psicóloga Vera Ribeiro foram felizes em suas palavras sobre o tema Consumismo. Após o debate, eles falaram com a reportagem GP. Confira.
BURACO INTERIOR - “As pessoas estavam interessadas e tiverem comprometimento. As questões levantadas foram de alto nível, porque elas reataram que as pessoas só compram porque vêem, para estarem melhores que os outros. Foi legal também, porque quando eu passei a ideia do afetivo, daquele buraco que existe dentro de cada pessoa e que elas só compram para compensar o afeto. Então, o que eu falei vai surgir efeito; as pessoas estão saindo daqui pensando diferente, pensando: Por que eu compro? Eu quero comprar, mas será que eu posso? Será que eu realmente preciso disso? Isto mexe com a cabeça das pessoas e elas vão entender o recado. Tudo que eu falo, eu tento realmente fazer alguma mudança, porque, senão, nem vale a pena! O consumismo existe mais pela falta de consciência mesmo. Veja esta frase que eu criei: Minha roupa é para me agasalhar e meu brilho é para me enfeitar. Ou seja, toda pessoa tem o seu valor próprio, independentemente do que vai vestir, do que vai consumir, do carro que vai andar ou da casa que vai morar”, ensina Vera Ribeiro.
FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA – “No começo, o pessoal fica meio tímido, mas depois o assunto esquenta e todos se interagem. É uma pena o Grande Papo ser somente uma hora e não poder se aprofudar mais um assunto tão em voga, que é necessário ser discutido como o consumismo. Mas a iniciativa foi fantátisca! Os jovens precisam entender melhor como gastar e aplicar seu dinheiro. E pelas perguntas que vieram da plateia deu para perceber que todos compram muito e gastam muito com isso ou aquilo. Enfim, as pessoas sabem que estão praticando o consumismo e sabem que ele é excessivo. Isto já é um grande passo, pois ter consciência, já é estar à frente. E, mais uma vez, foi um prazer participar do Grande Papo e eu agradeço muito o convite e a credibilidade que a GAZETA coloca em tudo que faz. O objetivo foi mostrar qual é a maneira correta de se consumir e, eu acredito, que nós atingimos o objetivo”, garante Paulo Duarte.
GANHA PRÊMIO – Após o evento, mais uma vez, o Ganha Prêmio foi realizado e fez muito sucesso na plateia, sabatinando os prêmios gentilmente oferecidos pela CTBC, Itambé e Itaquímica, esta, através de seu proprietário e palestrante, Paulo Duarte. Após as férias, o Grande Papo voltará no dia 16 de agosto, com o tema Liberdade de Expressão, no Colégio Técnico São Francisco de Assis. Como sempre, todo mundo é convidado e a entrada franca.