Chamou a atenção da reportagem GP um grupo formado por mulheres com idade entre 40 e 75 anos que, em toda manhã das 3ª feiras, fazem exercícios físicos ao ar livre, na praça da Independência. Para saber do que era aquilo, a reportagem GP esteve no local, quando conversou com a coordenadora do Grupo Melhor Idade, Celina Alves Dias da Cunha, 69, do lar, que contou os detalhes desse projeto. Não deixe de ler.
“O grupo começou, quando a Fernanda, enfermeira do PSF - Posto de Saúde da Família, do bairro Nossa Senhora das Graças, nos levou para fazer caminhadas e alguns exercícios no campo do Rio Branco que fica bem perto do posto. Ficamos lá algum tempo, até que ela teve que se afastar do PSF, para ir para o P.A. Aí, no lugar dela entrou a Rosinete que também é enfermeira. Porém, ela pediu que as atividades fossem num local fechado. Conseguimos, então, a Barraquinha, onde ficamos por um bom tempo. No início, eram umas 15 pessoas e depois foi só aumentando. Acontece que a Rosinete teve que ir para a Policlinica e nós ficamos, por um bom tempo, sem uma profissional. Porém, como a turma é animada, continuamos a fazer sozinhas, até que viemos aqui para a praça Independência, onde eu sou a coordenadora do grupo. Mas existe uma outra turma lá, na Barraquinha, até hoje Todo mundo que faz caminhada aqui eu chamo para participar, para juntar-se a nós. No princípio, ficavam só olhando, meio acanhadas mas, depois, uma foi chamando a outra e, hoje, estão todas aqui, nesta praça ampla que cabe todo mundo. Quando uma aluna falta, a outra se preocupa e liga, perguntando: Por que você não foi? Aqui é como se fosse uma família: uma ajuda a outra. E assim vai. Todas nós achamos o máximo fazer exercícios aqui na praça. Eu, com 69 anos, não tomo nehum remédio, nada”, festeja Celina.
MULHER NÃO PODIA – “Antigamente, eu tinha vontade de jogar bola, mas, naquela época, não podia. Meu irmão era presidente do campo do Rio Branco para onde eu ia e ficava doidinha para jogar. Agora pode e eu acho ótimo isso! Praticar exercício, chutar uma bola, não tem coisa melhor para a saúde. Todos deviam praticar exercícios. Meu marido não fazia nada, ficava em casa parado, mas eu insisti tanto com ele para fazer um exercício que agora ele começou a caminhar, mas foi mais por causa da minha insistência”, (risos).
SOLICITAÇÃO – “Eu adorei a idéia da Academia ao Ar Livre, lançada pela prefeitura, mas é uma pena terem colocado ela tão longe, num lugar tão estreito (Jardim das Piteiras). Então, gostaria, através da GAZETA, que a prefeitura conseguisse alguns aparelhos para nós também”.
OBJETIVO – A reportagem GP também conversou com a fisioterapeuta Gláucia Varela Pereira que falou sobre o objetivo desses exercícios. Não deixe de ler.
“Fui convidada pela secretária de saúde, Maria Amália Arruda, para assumir esse grupo de atividade física. E como ela sempre é muito preocupada com o bem-estar da população, ela pediu que eu desse uma assistência profissional para essas senhoras, até porque temos hipertensas e diabéticas aqui. Então, o objetivo é trabalhar a parte preventiva que é o principal, claro, e prevenir outras complicações que todo idoso, querendo ou não, vai apresentar com o passar do tempo. O envelhecimento provoca algumas alterações no corpo como perda óssea, enfraquecimento muscular e o próprio enfraquecimento e disfunção das paredes arteriais, quando o sangue tem uma dificuldade maior para circular. Com as atividades físicas, como essa da praça, podemos evitar que outras patologias se instalem no corpo humano”, explica Gláucia.
OUTROS LOCAIS – “Esse grupo é organizado pela Celina e chama-se Melhor Idade, tendo o apoio efetivo da prefeitura. Essa atividade acontece toda 3ª feira, de manhã, aqui, na praça da Independência e nas 5ª feira na barraquinha Nossa Senhora das Graças como em outros 6 postos de saúde (Dom Bosco, Serra Verde, Belvedere, JK, São Cristovão e Padre Libério). No mais, quem faz atividade física numa área verde com certeza faz a diferença. Isso, sem falar que aqui contamos com esta vista linda e com a música ao vivo da Arte Nossa. As pacientes só têm a ganhar com isso”.