Na tarde do dia 28, 5ª feira, prefeitura e Copasa inauguraram oficialmente uma das obras mais esperadas pela população, a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, construída perto da comunidade rural de Limas. Ali, foram implantados 2.600M de redes interceptoras nas margens do ribeirão Paciência, construídas 3 estações elevatórias de esgoto e uma ETE com capacidade para tratar 240L/SEG. A estação é composta por 3 reatores, filtros biológicos e decantadores secundários. O tramento passa pela fase preliminar, onde é feita a separação de materiais grosseiros; depois, pela chamada grade fina e, em seguida, pelos reatores anaeróbios de fluxo ascendentes, onde ocorre a separação do lodo. Na fase seguinte, passa pelos filtros biológicos, chegando à etapa final do tratamento de esgoto, onde ocorre o processo de decantação que deixa o efluente em condições para ser lançado novamente ao ribeirão.
O governo de Minas, por meio da Copasa, investiu nessas obras R$ 35 milhões e o governador Antônio Anastasia, mais uma vez, veio à cidade. Veja o que ele disse à reportagem GP.
“É cerimônia singela, mas é uma grandiosa obra para termos o tratamento de 100% do esgoto de Pará de Minas para que tenhamos qualidade de vida, não só para o habitante da cidade, mas para todos aqueles que estão do Vale do Rio Pará até o rio São Francisco, já que vai melhorar a água que vai seguir para essas cidades. Então, parabéns à Copasa, a Pará de Minas e eu agradeço muito a parceria fechada com a prefeitura municipal”, sintetiza governador do Estado.
CIDADE REFERÊNCIA - Veja agora o que disse o prefeito Zezé Porfirio à reportagem GP.
“Sem dúvida nenhuma, este é um marco da minha administração. Quero agradecer a todos os secretários e funcionários da prefeitura que nos ajudaram, à Copasa, através de seu presidente e de todos os funcionários locais, o governador Antônio Anastasia que vem lutando muito para a melhoria de qualidade de vida dos pará-minenses. Já é a 4ª vez que ele vem a Pará de Minas para inaugurações de nossas obras. Agora, a nossa Pará de Minas é cidade referência, não só na despoluição do ribeirão Paciência, mas também no Aterro Sanitário, inaugurado há 2 meses. São muitas poucas cidades do Brasil que conseguiram fazer isso e a minha admistração agora ficará marcada na história. Eu fico muito feliz de fechar essa administração com chave de ouro”, enaltece o prefeito.
NOVO CONTRATO - A reportagem GP também esteve com Ricardo Simões, presidente da Copasa, que falou sobre a importância da obra inaugurada. Leia.
“Já era uma obra tão aguardada não só pelos moradores, mas também pela Copasa, porque vamos trazer para o município maior qualidade de vida, melhores condições ambientais, melhoria para o ribeirão Paciência e rios Pará e São Francisco. Sobre o novo contrato da Copasa com a cidade, temos o maior interesse. Tão logo o município decida, a Copasa estará pronta”, acredita Ricardo. (Leia ainda a opinião de Sônia Naime, na página 10 e 3).