Recentemente, o Colégio Técnico São Francisco de Assis/Pitágoras inaugurou a sua própria galeria de arte, denominada Júlio César Freitas Pereira, artista que sempre trabalhou pela cultura da cidade. Na oportunidade, foi apresentado um trabalho do aluno José Nunes Rodrigues, 15 anos, que desenha mangas, histórias em quadrinhos e desenhos animados.
Irmãos de Júlio Pereira estiveram presentes para a inauguração e, de acordo com um deles, Eduardo, a família está muito feliz com a homenagem prestada.
Já se passaram 7 anos que o Júlio nos deixou e esta é uma homenagem muito justa, já que ele trabalhou muito pela cultura de Pará de Minas. Se a cidade é o que é hoje, culturalmente, parte disso se deve ao Júlio. Espero que a galeria traga novos talentos para a Pará de Minas, vislumbra Eduardo Pereira.
Para o diretor do colégio, Elias Diniz, a galeria é uma forma de homenagear Júlio Pereira, além de ser uma oportunidade, para provocar os alunos e encontrar novos talentos.
O Júlio, além de ter sido professor do colégio, foi um profissional que provocou muito a sociedade, no aspecto das artes. Ele foi um grande provocador e nós começamos agora com o aluno José. Que ele também seja um provocador, para os outros alunos também mostrarem a sua arte. Eu falo que quando a cidade trabalha a arte e a cultura é porque é uma cidade que tem desenvolvimento. A arte, querendo ou não, desperta as pessoas, para criar novas idéias, filosofa Elias.