O Projeto Social Éricavôlei envolve professores e coordenadores voluntários, que promovem aulas de voleibol duas vezes por semana em 3 núcleos diferentes, contando com aproximadamente 170 alunos. O planejamento, agora, é profissionalizar o Projeto e obter parcerias e novas fontes de receita para custear despesas e investir ainda mais em qualificação e melhoria das condições. A concorrente ao garra 2012, Érica espera também ampliar o número de jovens participantes, pois o Projeto Social Éricavôlei já possui lista de espera e uma série de instituições interessadas em sediar novos núcleos de atividades. O projeto segue em aberto para parcerias com a iniciativa pública e privada, que vejam no esporte uma válida e importante ferramenta de transformação da realidade de crianças e adolescentes, formando novos e melhores cidadãos para o futuro.
LANÇAMENTO - O lançamento oficial do projeto aconteceu no último dia 8 de julho, no Parque Bariri, com a realização de um Festival de Vôlei, com atividades gratuitas de voleibol para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos. Cerca de 300 pessoas participaram, entre alunos, jovens e adultos admiradores da modalidade. Foram montadas 4 redes de vôlei, formando 4 quadras nas quais atividades, brincadeiras, diversão e muito voleibol animaram o público. Todos puderam interagir com a atleta Érica Freitas, além de acompanhar uma partida de exibição de vôlei de praia e concorrer a brindes e prêmios.
O Festival teve apoio da Federação Mineira de Vôlei, representada in loco por seu presidente Carlos Antônio Rios que reforçou a importância de iniciativas como o Projeto Social Éricavôlei, afirmando que trabalhos como esse devem ser tidos como referência para outros atletas e clubes esportivos. Em contato com a reportagem GP, veja o que ela disse sobre o projeto.
“Sempre sonhei em implantar um projeto de vôlei em Pará de Minas, para resgatar o voleibol na cidade, passar um pouco do que o esporte me ensinou, formar jovens atletas, educar e formar grandes cidadãos. O Parque do Bariri é um lugar muito agradável e propício para a prática de atividades físicas, está lindo e muito bem cuidado. A animação foi geral, todos da organização estávamos motivados e preparados para levar voleibol e diversão para os presentes. O sol, os alunos, a criançada e o público compareceram. Fiquei muito feliz em ver a alegria no rosto das crianças", alegra-se a atleta Erica.