Há vários anos instalados em Pará de Minas, os serviços de mototaxi e motofrentista, a partir de agora, será regulamentado. Para isso, todos terão que se adequar, fazendo um curso. A reportagem GP procurou saber todos os detalhes dessa mudança, conversando com Rômulo Alex de Oliveira que ministrará o curso em Pará de Minas. Fique por dentro.
“A mudança na lei existe desde 2009, quando foi regulamentada a profissão de motofrentista e mototaxista. Trata-se da resolução de nº 219, onde há mudança na categoria da moto que passou para carga e para passageiro. Dentro dessa resolução, foi criado o serviço de motocicleta que pode levar cargas, desde que regulamentada. Ou seja, foi criada a profissão de motofrentista e mototaxista para carga e para passageiro que deixou de ser apenas uma ocupação”, explica Rômulo.
O CURSO – “O curso será de 30H, sendo que 25H serão de aulas teóricas e 5H, de práticas, divido em 3 módulos. O 1º é básico, o 2º é específico e o 3º modulo é prático. Dentro do 1º módulo, há matérias de disciplinas, como Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Gestão de Risco Sobre Duas Rodas, e Segurança e Saúde. O 2º módulo serve tanto para transporte de pessoas(mototaxista), quanto para o transporte de cargas (motofrentista). Já o 3º módulo é a prática para carga e transporte de pessoas. A idade mínima para fazer o curso é de 21 anos. O interessado também tem de estar habilitado há 2 anos na categoria e não estar cumprindo pena no direito de dirigir, decorrente de algum crime cometido no trânsito.