Assim que a reportagem GP soube que o filho do pará-minense Francisco Eustáquio da Silva, o popular Chiquinho da banda Os Mísseis, com Dulcineia Alves, reside hoje em Portugal, onde é jogador de futebol, entrou em contato com ele. E assim, por e.mail, João Pedro Alves da Silva, 22, respondeu com exclusividade às perguntas da GAZETA. Veja.
“Eu sempre gostei de futebol e, desde pequeno, tinha um fraco por bola. Na escola, na hora do recreio, eu sempre estava jogando bola. Nas aulas de Educação Física sempre ofereciam duas modalidades de esportes e, claro, eu sempre escolhia o futebol e até influenciava os meus colegas a o escolherem também para não ficar sozinho. Fora isso, eu pratiquei natação dos 2 aos 11 anos de idade, sempre conciliando com ginástica olímpica e capoeira. Na natação, eu fui 3 vezes campeão mineiro e fiquei em 6º lugar no campeonato brasileiro. Inclusive, tenho recordes que ainda não foram quebrados em alguns campeonatos. Mas, com o tempo, eu vi que a minha praia é mesmo o futebol. Enfim, sinto prazer em jogar bola. Sinto-me bem e muito feliz, quando estou jogando. Quando eu era criança, por exemplo, eu via o Romário jogando e vibrava. Imitava os movimentos dele, quando ele comemorava um gol. Enfim, sempre tive o sonho de jogar nos melhores estádios de futebol, junto com os melhores jogadores e, graças a Deus, as coisas estão caminhando”, explica João Pedro.
CARREIRA E EXTERIOR - “Um dia, quando eu ainda nadava, parei com a ginástica olímpica e com a capoeira e comecei a conciliar o futebol com a natação. Eu treinava na escolinha do América Mineiro. Aí, quando parei de nadar, fui convidado para entrar nas categorias de base do América Mineiro. Joguei, então, no Améric, até 2007, no meu 2º ano de juvenil. Em 2008 joguei na Inglaterra, no Hayes and Yeading e no Croydon Athletic. No 1º semestre de 2009, tive uma passagem rápida pelo Araxá Esporte Clube, onde cheguei a subir para o time profissional. Em seguida, no 2º semestre vim para Portugal. Joguei de junho de 2009 a maio de 2010, no Elétrico Futebol Clube, de junho de 2010 a maio de 2011 no AD Limianos, e de junho de 2011 a maio de 2012, no Portosantense, onde eu conquistei o título de Vice Artilheiro do campeonato, ao fazer 22 gols. Nesse momento, estou sendo negociado com o Sporting Clube Olhanense, que também é da 1ª divisão”.
BRASIL X PORTUGAL – “O futebol brasileiro é mais cadenciado, você tem mais tempo pra pensar no que você vai fazer e a grama é mais alta. Aqui, em Portugal, o futebol é mais rápido. Você já tem de saber o que você irá fazer com a bola antes de recebê-la e a grama é bem baixinha. Eles costumam até molhar o campo antes dos jogos pra que o jogo fique mais rápido”.
O PORTO VEM? - “Olha, eu só fiquei sabendo que o Porto irá fazer um projeto aí em Pará de Minas, através do meu pai que mora em Belo Horizonte. Por aqui, até então, eu não sabia de nada... No mais, agradeço à GAZETA pela oportunidade concedida, ao mesmo tempo em que envio um abraço para todo o pessoal de Pará de Minas. E, claro, um beijo para a minha família por parte de pai, que reside aí”. (Matéria sugerida por ANGELO CAFFARO).