Há mais de 75 anos, o Rotary Club vem promovendo intercâmbios internacionais de curta e longa duração, quando jovens estudantes aprendem um novo modo de vida, uma nova língua e, com certeza, descobrem muito de si mesmo. Isso ajuda anualmente cerca de 8.000 estudantes e famílias a expandirem seus horizontes. O programa é administrado por voluntários do clube, ajudando a reduzir os custos dos estudantes e suas famílias. A mais recente intercambista a passar por Pará de Minas foi a americana Hayden Bates (de agosto/2011 a junho/2012). Ela passou pelas casas dos seguintes pará-minenses e rotarianos: Vilma e Ronaldo Abreu, Regina Collin e Ronaldo Machado, Patrícia e Fábio Oliveira. Durante a sua estadia na cidade, Hayden estudou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, onde fez inúmeras amizades e até participou da 3ª Corrida Feminina, quando ficou em 3º lugar. A reportagem GP esteve com um de seus pais no Brasil, Ronaldo Abreu, que falou sobre a experiência de Hayden. Fique por dentro.
“Quando uma pessoa vem de intercâmbio, através do Rotary, ela tem regras a serem cumpridas. Ou seja, não pode fumar, beber e tem que obedecer o casal que a recebe. Ela se torna filha do casal. O Rotary é uma instuiçao séria que, quando promove esse intercâmbio, faz os interessantes passarem antes por um processo seletivo e até por um teste psicológico. Não é qualquer um que pode ir, tem que ser de família idônea. Até porque a pessoa fica na responsabilidade do Rotary”, esclarece Ronaldo.
ADAPTAÇÃO - “O intercambista, quando vem para o Brasil, 1º vai conhecer a nossa língua e costumes para se adaptar bem. Por exemplo, se comemos feijão e arroz, aqui ele terá que comer feijão e arroz. O intercambista não pode ficar aqui comendo a comida dele. Ele passa a conviver com a nossa cultura. Quando o intercambista chega na 1ª residência, aqui ou lá, há o costume de estar pregando papéis por todos os lados da casa (geladeira, televisão, etc.) e fazendo muitos gestos para acelerar o aprendizado. Quando o intercambista quer, ele aprende rápido. A Hayden, por exemplo, com um mês, já estava falando o Português. Foi embora falando o Português fluentemente.”.
PARÁ DE MINAS - “A estadia de Hayden aqui em casa foi excelente. Ela criou inúmeros laços com a gente. Inclusive, em fevereiro, eu e minha esposa, estamos indo para a casa dela, nos Estados Unidos. Ela fez inúmeros amigos em Pará de Minas, porque é carismática e obediente. Os pais dela vieram visitá-la aqui, quando passaram 3 dias na minha casa; depois, visitaram Ouro Preto/MG, Tiradentes/MG e Serrá do Cipó/MG. Acredito que eles adoraram a cidade, porque na cidade onde eles moram há apenas 8 mil habitantes. Antes de vir, eles falavam do Brasil, mas não sabiam como era direito. A Hayden conheceu o nordeste do país, ao lado de outros intercambistas. Conosco, ela foi ao Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Agora, sempre converso com ela, pela internet, e ela fala que não consegue esquecer Pará de Minas. 1º, pelo tamanho, e depois, pela alegria com que foi recebida aqui”, conta Ronaldo.
INSCRIÇÕES – “O Distrito 4.760, que é o nosso, está com vagas para o intercâmbio de longa duração. As vagas são para o México e o Taiwam com viagem programada para janeiro do ano que vem. Quem tiver interesse, pode se inscrever no Rotary local até 6ª feira que vem, dia 14. A seleção será no dia 22. Mais informações pelos fones 3237-0044 ou 3231-6742”.