No último dia 11, 3ª feira, o Hemominas, de Divinópolis/MG, realizou na Fapam uma coleta de sangue para abastecer o estoque do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A reportagem GP conversou com Nilma Aparecida de Oliveira, responsável do hospital por esse setor. Confira.
“Os critérios para que uma pessoa possa ser doador é ter boa saúde, pesar acima de 50KG, ter de 16 a 67 anos - agora o menor pode também ser doador, desde que acompanhado do responsável ou com documento registrado em cartório - não pode ter tido hepatite, após os 11 anos de idade, não estar gripado e não pode ter ferimento que ainda não foi cicatrizado. Enfim, a pessoa tem de estar saudável. Depois que a pessoa doa sangue é recomendado que ela beba muito liquido e não faça esforço físico. Por isso, após a doação é oferecido um lanche e também o atestado para que aquela pessoa fique esse dia descansando, sem trabalhar. A coleta aqui em Pará de Minas está sendo muito proveitosa. O povo atendeu nosso chamado, tanto o pessoal de Pará de Minas como da redondeza. Tem gente aqui de Meireles/MG, Pitangui/MG, Ascensão/MG, etc.”, festeja Nilma.
META CUMPRIDA – “Agora, são 10 horas e a gente já está quase atingindo nossa meta que é de 180 candidatos com 150 coletas. Esse é o que a gente precisa para estar suprindo o nosso gasto durante o mês de setembro, já que não vamos mais a Divinópolis/MG levar os doadores, neste mês de setembro. Toda essa coleta é revertida para o estoque do hospital. Enfim, essa parceria do hospital com a Fapam e a Hemominas tem dado muito certo”.
A reportagem GP também conversou com Amilton José das Graças, morador em Sítio Novo/MG, um dos vários dos doadores que estavam na Fapam. Confira o que ele disse.
“Sou doador há muito tempo, desde que fiz 18 anos. Sangue é vida e quem puder, quem tiver saúde, quem tiver condição de doar, tem que doar, tem que fazer a sua parte para contribuir com a saúde alheia. Hoje, são muitas as pessoas que estão precisando de sangue, todo dia”, fala Amilton.