A reportagem GP entrou em contato com Silvana Parreiras para que ela contasse tudo sobre o prêmio que ela ganhou em uma promoção da Rede Globo Minas sobre uma receita que sua saudosa mãe, Ceres Parreira, fazia para seu pai, Paulo Mendes Faria. Ela foi contemplada com um fim de semana em Tiradentes/MG. Fique por dentro.
“Assistindo à tv, vi que havia uma promoção realizada pelo programa Terra de Minas, na qual a premiação seria passar um fim de semana em Tiradentes/MG. Para vencer a promoção, é necessário escrever a história de uma receita que tivesse marcado a minha vida, pois o nome da promoção era: Minha Receita, Minha História. No mesmo instante, me lembrei de uma receita que, durante anos, fez parte da minha vida, pois foi degustada por meus pais, em sua lua de mel, em 1954. Perguntei ao meu pai, que hoje mora comigo, se eu poderia escrever sobre a história e ele me autorizou. Escrevi a história e nela coloquei toda a emoção e alegria que senti, ao longo dos anos, quando minha mãe a preparava e via a alegria do meu pai ao saboreá-la. Procurei colocar todos os meus sentimentos, saudades e lembranças naquelas linhas e, principalmente, diminuir um pouco a saudade dos lindos momentos que passamos juntos, ao saborear aquele prato. Para minha alegria, a nossa receita foi a escolhida entre mais de 600 participantes. Depois, o setor de jornalismo da Globo Minas entrou em contato, dizendo que viriam a Pará de Minas para entrevistar o papai e eu e que seria necessário fazer a receita. Foi muito divertido! A equipe é de um profissionalismo muito grande e nos deixou completamente à vontade. Trouxeram com eles de Belo Horizonte a minha filha Mariana e seu namorado Felipe. Depois, nos levaram para Tiradentes, onde passamos um fim de semana inesquecível. Além de ter ficado muito feliz pelo fato da receita de nossa família ter ganhado o prêmio, também foi muito bom ver a satisfação do meu pai ao recontar o seu amor e viver essa situação tão diferente em sua vida, ter sua história divulgada. Realmente o Cozido Português é delicioso (veja a receita na página 10), mas o que ganhou mesmo foi a história linda de um amor eterno. Sou uma pessoa privilegiada por ter colocado no papel essa história que vivi e que agora posso recontar”, suspira Silvana, também conhecida como Piu.
* Confira as imagens do programa que foi ao ar, através do http://redeglobo.globo.com/globominas/terrademinas/noticia/2012/09/aprenda-preparar-o-cozido-portugues.html