Na noite de 5ª feira, 27, a Fapam recebeu no auditório Cônego Hugo, o 185° Grande Papo, realizado por esta GAZETA. O editor GP convidou, desta vez, o médico Gilberto Denoziro e o piscólogo Walfrido Ribeiro para debaterem sobre o tema política. Para abrir com arte e cultura mais um evento GP, o cantor gospel Caio Augusto cantou, envolvendo a animada plateia que também fez perguntas elevadas aos debatedores. Após o evento, a reportagem falou com os 2. Veja.
DITADURA - “Primeiramente, fiquei admirado com o grande público e a participação das pessoas com perguntas inteligentes, coerentes e com o objetivo de adicionar ao evento. Até fiquei, algumas vezes, com dificuldade para responder, tendo em vista a qualidade das perguntas. Acredito que política é isso que a GAZETA proporcionou: uma conversa, uma arte de discutir as ideias. Precisamos exercitar isso, pelo fato da gente ter ficado alguns anos, no fim do século passado, com sansões políticas, com proibições e com censura. E essa foi uma geração da qual eu fiz parte. Por causa disso, ficamos sem o hábito de discutir, de exercitar a política, de uma forma livre como fizemos aqui hoje. Vejo que a juventude de hoje está bastante participativa, bem consciente e, certamente, teremos com isso um melhoramento neste Brasil que a gente vive”, acredita o conhecido ortopedista.
SEMENTE SEMEADA - “Por estarmos em um ambiente educacional com pessoas que são geradoras e formadoras de opinião, pessoas que têm o pensamento dialético e crítico foi muito bom. Acredito que se meia dúzia dessa turma sair daqui pensando de uma forma diferente, acreditando que política tem que ser feita com democracia, podem nascer pessoas que realmente queiram exercer a democracia e não a obrigatoriedade do que é a política hoje no Brasil. Acredito que teremos, mais adiante, bons frutos no mercado político que sairão dentro desta faculdade. As pessoas sempre fazem as perguntas, mas na verdade não têm a informação que deveriam ter. Vivemos em uma época de muita diversão e pouca preocupação com o que é nosso. Participando pela 1ª vez do Grande Papo (no palco), tive uma impressão excelente deste evento. Fiquei emocionado e, às vezes, temeroso de falar algumas verdades que eu penso... e o meu pensamento não pode traduzir uma verdade”, confessa Walfrido Ribeiro.
PARCERIAS: No fim do evento foi realizado a sabatina Ganha Prêmio com animada distribuição de prêmios, gentilmente oferecidos por CTBC e Itambé, a quem a GAZETA agradece.
* O próximo Grande Papo será realizado na noite de 18 de outubro, 5ª feira, no Caic, com o tema Homofobia. A entrada é franca.