Na manhã do dia 27, 5ª feira, a reportagem GP foi informada, através de um leitor GP que solicitou pelo anonimato, que, na rua Altino Correa Viana, bairro Dom Bosco, estaria acontecendo um desmatamento, em um terreno particular, localizado atrás da Cemig. A reportagem GP correu para o local para averiguar a veracidade do fato. Ao chegar no terreno, ficou constatado que realmente havia um trator derrubando árvores próximas a um córrego. Após fotografar, uma mulher que não quis informar seu nome, muito menos deixar que ela fosse fotografada, disse que o desmatamento estava acontecendo, porque ali será erguida a sua residência. Disse ainda que tinha autorização do Codema e apresentou os documentos para o jornal averiguar.
AUTORIZOU OU NÃO? - Ao retornar para a GAZETA, a reportagem GP entrou em contato com o Codema e colocou o seu presidente José Hermano Franco a par do assunto. Veja o que ele disse.
“Após receber a informação do endereço, compareci no local e averiguei que o proprietário conseguiu a autorização para a derrubada daquelas árvores, porque elas estavam a uma distância permitida do córrego para o desmatamento. O proprietário também apresentou o comprovante do pagamento da Compensação Ambiental. Portanto, constatei que estava tudo dentro da lei”, garante José Hermano.