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Cidade em Encontro da Educação Especializada - 05/10/2012

De 17 a 21 de setembro, aconteceu em Betim/MG o 7° Encontro dos Gestores e Educadores da Educação Inclusiva e Direitos Humanos, quando Pará de Minas foi representado por Kênia Augusta, enviada da Secretaria Municipal de Educação, e Beatriz de Almeida Silva, professora do AEE - Atendimento de Educação Especializada. Confira o que elas disseram à reportagem GP. “Através do departamento de educação da diversidade, eu mais 8 professoras do atendimento educacional especializado participamos desse encontro de 40 horas. Ali, nós tivemos a oportunidade de estar em várias conferências que tratavam de todas as deficiências, transtornos e pessoas com super-dotação. Além disso, participamos de minicursos voltados para esses temas e também para os direitos humanos. Foi uma semana recheada de muito aprendizado, quando pudemos confirmar que o nosso trabalho, realizado desde 2005, é reconhecido. Tanto é que participamos da mesa de abertura do evento. Dos 69 municípios presentes, Pará de Minas foi convidado a participar dessa mesa. Mas não fazemos esse trabalho sozinhos, porque trabalhamos em parceria com as escolas municipais, com as secretarias de saúde e de assistência social, com a Apae de Pará de Minas e com os setores que lutam para termos uma boa qualidade, não só para as pessoas com deficiências, mas também para as pessoas que precisam de alguma ajuda. Esse encontro faz parte de um programa de educação inclusiva de direito da diversidade, do Mec, e existe, desde 2001. Nele, nós estamos tratando de todas as questões que a sociedade, por muitos séculos, deixou à parte”, explica Kênia. BONS FRUTOS - “Eu gostaria de falar especialmente do AEE, que é o nosso trabalho como professoras na escola regular. Apesar de não ser um trabalho novo em muitas escolas, na escola regular é sim. Em 2009, a gente começou a pensar nesse atendimento. É bom quando a gente vem de um encontro como esse, porque vemos que estamos no caminho certo e vamos colher muitos frutos que são os meninos incluídos realmente em uma sala de aula. Esse é o nosso ganho maior: o aluno não estar somente presente na sala de aula, mas estar ali, estar participando e aprendendo juntamente com todos os outros”, enfatiza Beatriz.

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