Em junho de 2009, a Siderúrgica Alterosa inaugurou em sua unidade industrial, uma Usina Termoelétrica com capacidade para gerar 6000 KWH. A reportagem GP conversou com Herberth) Júnior, Gerente de Manutenção Industrial da empresa, para saber tudo a respeito desse importante projeto socioambiental. Fique por dentro.
“A Usina Termoelétrica é uma fonte alternativa de geração de energia, onde a Siderúrgica Alterosa busca sua autossustentabilidade energética. Aprovada pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, essa usina permite o aproveitamento do gás gerado na produção do ferro gusa para gerar energia elétrica em um turbo gerador, via ciclo Rankine. O gás disponível é produzido no alto-forno a uma vazão média de 25.000M³ por hora. Atualmente, parte desse gás é aproveitada no preaquecimento do ar injetado no alto-forno. O restante é destinado à termoelétrica, reaproveitando-o na caldeira, gerando vapor a 43BAR, superaquecido a 430ºC”, ensina Herberth.
METAS ALCANÇADAS - “A empresa, confiando no potencial de seus colaboradores, concedeu-lhes o novo desafio: operar e gerenciar todo o processo de geração de energia. Para isso, selecionou internamente os colaboradores e promoveu a capacitação profissional, dando assim oportunidade de todos crescerem juntos. O sistema sobredimensionado torna a empresa auto suficiente para a Unidade I, onde a planta está montada. O excedente é comercializado para consumidores livres. Com a Usina Termoelétrica em funcionamento, a Siderúrgica Alterosa alcança sua autossustentabilidade energética, gera empregos e reduz a emissão de poluentes para a atmosfera, beneficiando não somente o meio ambiente, mas toda comunidade de Pará de Minas. São metas alcançadas, através de um investimento de alta tecnologia, promovendo o fortalecimento da indústria: 1. Se fortalecer a cada dia; 2. continuar implantando tecnologias de ponta; 3. capacitar e promover colaboradores; 4. contribuir de forma positiva e concreta com o meio ambiente; e 5. gerar empregos e renda para a comunidade”.