A reportagem GP esteve no bairro Jardim das Piteiras para falar com o mecânico Eduardo Ribeiro Rosa, que há 26 anos monta um presépio comunitário na praça Manoel José do Nascimento, mais conhecida como Baririzinho. Fique por dentro.
“Há 26 anos que eu monto o presépio aqui e, a cada ano que passa, tento inovar, aumentá-lo um pouco, colocar nele novas criações. A gente fica vendo o que pode ser feito, porque o presépio para mim nunca está 100% acabado. Sempre pode ser feito algo a mais para deixá-lo ainda mais bonito Antigamente, eu montava simplesmente a gruta, onde o menino Jesus nasce e a cidadezinha ao seu redor. Este ano, porém, resolvi inovar e, além de representar o nascimento de Jesus, representei também o julgamento, a crucificação e a ressurreição. Montei também a parte da história em que Judas trai Jesus e o seu enforcamento. Montei também as pessoas trabalhando na igreja, os feirantes, o cotidiano das pessoas. É muito grande a variedade de cenas que temos aqui agora. Agora, o presépio está ocupando uma área de 9M2. O 1º presépio que eu fiz, em 1986, foi feito de argila. Entretanto, certo dia teve uma tempestade muito forte e desmanchou tudo. Mas eu não desisti e montei outro. Daí para frente, todo ano, eu monto”, comemora Eduardo.
PEDIDO – “Gostaria de pedir às pessoas que viessem visitar para trazerem 1KG de alimento não perecível, brinquedo ou roupa, para podermos, juntos, ajudar às pessoas carentes. Estamos fazendo isso, nesta época, há 10 anos. Para mim, é muito importante quando chega alguém com alguma doação”.
* Quem quiser comparecer e doar, o presépio fica na Alameda das Aroeiras, 345, no bairro Jardim das Piteiras.