Conheça aqui, em resumo, os currículos dos novos secretários municipais para a nova administração Antônio Júlio de Faria, referente ao período 2013/2017.
SAÚDE – Cléber de Faria Silva, popularmente conhecido com o Clebinho, é graduado em Direito pela Fapam, já exerceu o cargo de diretor do Hospital da Criança (antiga Fumusa) e de Secretário Municipal de Saúde. Atuou também como Assessor Técnico da Secretaria de Estado da Habitação do Governo de Minas Gerais. Em Maravilhas/MG, foi diretor da Secretaria Municipal de Saúde. Foi presidente do PMDB local, da Associação de Desenvolvimento, Assistência Social, Educacional e Desportiva de Pará de Minas (Adased), assessor parlamentar do deputado Antônio Júlio, na assembleia legislativa, onde exercia a coordenação do escritório regional em Pará de Minas.
CULTURA E COMUNICAÇÃO - Luciano Almeida Melo Pereira, mais conhecido como Lu Pereira, é graduado em Jornalismo pela UNI-BH e já atuou em vários jornais impressos locais, Rádio Espacial, TVI, assessoria de imprensa da prefeitura, da, então, deputada federal Maria Elvira e na Secretaria de Estado do Trabalho, Criança e Adolescente. Também realizou vários eventos e foi produtor da dupla Willy & Ney. Fora isso, foi assessor de Comunicação e Relacionamento do, então, deputado Antônio Júlio, na assembleia, onde também atuou na assessoria da Bancada do PMDB, do bloco parlamentar Minas sem Censura e do diretório estadual do PMDB.
MEIO AMBIENTE E AGRONEGÓCIOS – Ramon Diniz Faria, mais conhecido como Casão, era assessor parlamentar de Antônio Júlio, na assembleia, atuando na área de atendimento ao produtor rural e na elaboração e acompanhamento de processos juntos aos órgãos de agricultura e ambientais do Estado e da União. Estudou Administração de Empresas, na Fapam, onde foi eleito presidente do Diretório Acadêmico, e Direito na Faculdade Newton Paiva, em Belo Horizonte. Casão já recebeu os títulos de Cidadão Honorário das mineiras cidades de Moema, Pitangui, Igaratinga, Martinho Campos e de Mérito Legislativo local pelos serviços prestados na área de agronegócios.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – O empresário no ramo de combustíveis, Geraldo Magela de Almeida, mais conhecido como Geraldinho Cuíca, vice-prefeito de Antônio Júlio, ingressou na Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) aos 9 anos, onde já foi secretário e presidente. Como vicentino, permanece ali, exercendo o espírito de caridade e fraternidade cristã. Com o dom de liderar, foi presidente do Conselho da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora e dos Cursilistas. Ajudou a fundar a Casa São Paulo Apóstolo que, com o Projeto Bola de Gude, atende diariamente a mais de 50 crianças carentes.
GESTÃO PÚBLICA – Renato Vasconcelos de Melo é graduado em Administração de Empresa com pós-graduações em Liderança, Gestão de Pessoas e Gestão Hospitalar. Trabalhou como administrador no Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde desempenhou elogiado trabalho. Em seguida, atuou como superintendente da Cooperoeste - Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas. É professor nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis na Faculdade de Pará de Minas - Fapam.
EDUCAÇÃO - Valéria de Assis Mendonça é graduada em Ciências Humanas e Estudos Sociais e tem licenciatura em Geografia. É pós-graduada em Processo Ensino-Aprendizagem. Foi professora de educação infantil, diretora das escolas Nossa Senhora Auxiliadora, Professora Amélia Guimarães – Caic, Dona Cotinha e Professor Geraldo Martins Ferreira Melo. É funcionária efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Governo de Minas Gerais, sendo que, atualmente, é analista educacional e supervisora de Recursos Humanos da Superintendência Regional de Ensino local, onde desenvolve projetos de capacitação de diretores e professores.
SECRETÁRIO DA FAZENDA - José Luiz Ricardo, servidor aposentado, trabalhou na Secretaria de Estado da Fazenda do Governo de Minas, onde chegou à chefia de gabinete do secretário da fazenda. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração, Mestre em Administração – Gestão Estratégica das Organizações com ênfase em Finanças Corporativas e Contabilidade e pós-graduado em Planejamento Fiscal e Auditoria Contábil. Foi coordenador do curso de Administração e vice-diretor da Fapam e professor na Fundação João Pinheiro, Fapam, Universidade Estácio de Sá, Sistema Pitágoras de Ensino, etc. Fora isso, possui vários artigos publicados sobre sua área de atuação.
OBRAS - Antônio Donizetti de Resende é técnico em Eletrônica, graduado em Engenharia Civil e Tecnologia. Pós-graduado em Engenharia Rodoviária e Mestre em Engenharia Geotécnica na área de pavimentação, está terminando o curso de Direito, na Faculdade Pitágoras, em Divinópolis. No DER/MG, chegou ao cargo de diretor de Construção. Foi delegado representante de Pará de Minas no Orçamento Participativo do Estado de Minas Gerais, delegado representante da região centro-oeste na Plenária Estadual do Orçamento Participativo de Minas e representante de Minas/Financiamento BID. É um profissional que está sempre se aperfeiçoando em engenharia.
GOVERNO - Alex Francisco de Oliveira Barbosa foi o coordenador da Comissão de Transição do prefeito Antônio Júlio e um dos colaboradores de seu plano de governo. É graduado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão da Informação, Gestão Pública e Mestre em Administração de Empresas (não foi informada em que faculdade). Possui mais de 10 anos de experiência em Gestão Pública. Trabalhou em diversos projetos para os governos de Minas Gerais e federal. É professor universitário e trabalha com gestão estratégica, gestão de processos, gestão de projetos, tecnologia da informação e indicadores de resultados. (A reportagem GP observou que Alex não tomou posse. Questionada, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura disse que a posse dele depende que a câmara municipal aprove a criação dessa nova secretaria que será desvinculada da secretaria de gestão pública).
ESPORTE – Roger Dupin Moreira é graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, pela PUC. Especializou-se em Análise de Sistemas - AS V, ministrado pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG. Sócio proprietário a R&R Parafusos Ltda., foi tesoureiro, vice-presidente e presidente do São Francisco Esporte Clube. Foi também presidente PSDB de Pará de Minas e hoje é membro do diretório e delegado do partido. Foi candidato ao cargo de vereador nas eleições de 2008, obtendo 545 votos, sendo o 1º suplente pela coligação PSDB/PT. (Roger tomou posse como diretor de esportes e não como secretário. Questionada pela GAZETA, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura disse que a posse dele, como secretário, também depende que a câmara municipal aprove a criação dessa nova secretaria que não estará mais vinculada à secretaria de cultura).
PROCURADORA – Márcia Pereira Costa é graduada em Direito. Mestre em Direito pela Universidade de Itaúna/MG, atuou como procuradora da Câmara Municipal de São José da Varginha/MG e assessora jurídica no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. É sócia do escritório SCS Consultoria Jurídica, com experiência na área de Direito Civil e Empresarial. Professora universitária dos cursos de graduação em Direito da Universidade de Itaúna e da Fapam; e de pós-graduação da Faculdade Pitágoras. Pesquisadora da Cpaes-ME, é autora do livro A Capacidade Empresarial do Menor e de vários artigos jurídicos.
PLANEJAMENTO URBANO – O empresário e engenheiro Jurandyr de Faria Leitão, já ocupava esse cargo na administração anterior. Com a reforma administrativa, que está sendo elaborada para ser enviada à Câmara Municipal de Pará de Minas, nestes 1ºs dias de janeiro, a pasta ganhará o nome de Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, sendo que novas funções farão parte de sua gestão e outras serão alocadas para outras secretarias.