A religião é exercida para quem tem fé ou crença na existência de outra vida, após a morte. A palavra vem do latim religare que significa contato com Deus. Dessa forma, cada uma é organizada como se fosse uma empresa com regras de comportamentos, orações, hierarquias e veneração de divindades diferentes. Anos atrás, em Pará de Minas predominava, quase que 100%, a religião católica, quando toda e qualquer religião era radicalmente rejeitada pelos padres com aceitação submissa dos fieis. Hoje, porém, os tempos são outros e já existem na cidade variadas religiões e suas igrejas. Como no dia 21 de janeiro foi comemorado o Dia Mundial da Religião, a reportagem GP preparou esta matéria, quando procurou pelos principais representantes dessas práticas religiosas para que cada um deles falasse um pouco sobre o assunto. Atualize-se pelo resumo do que eles disseram à GAZETA com exclusividade
CATOLICISMO - “Devemos procurar Deus, mas não é fora da igreja; temos que participar de uma comunidade de fé. Ou seja, procurar Deus, juntos, e cultuá-Lo todos os dias, tendo uma vivência de acordo com o projeto Dele. A Igreja Católica nasceu de Jesus Cristo e o projeto dele fala de vida fraterna, de perdão, dos mandamentos e dos sacramentos. Hoje, trabalhamos com várias pastorais aqui na Paróquia de São Francisco, mais voltados para a juventude. Nós temos o E.A.C. - Encontro de Adolescentes com Cristo, e temos também o E.J.C. - Encontro de Jovens com Cristo, que tem caminhado bastante, nos últimos anos. E temos o grupo SER da Igreja das Graças e também o Paracaju, que são os jovens do cursílio. Entretanto, os apelos para a juventude são muitos com uma vida mais voltada para o prazer e para a música. Nós tentamos, então, lutar contra essa corrente, que é muito forte, mas não é fácil, porque os jovens são presas fáceis de tantas armadilhas. Nós tentarmos colocar no coração deles o valor da família, para que, quando chegar a hora deles constituírem a sua família, estejam preparados e prontos para não cair em tantas tentações que o mundo oferece”. (Padre Ydecy Ferreira Santos, da matriz de São Francisco)
ESPIRITISMO - “Religião significa religar, se ligar com o Cristo, com Deus. O espiritismo é uma ciência, cujos princípios e leis foram ditados por espíritos, através de médiuns e, depois, foi organizado e codificado por um professor francês chamado Alan Kardec. A função principal do espiritismo é o esclarecimento, através de perguntas, tais como Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Perguntas filosóficas que toda a humanidade procura. O espiritismo traz essa elucidação. Através de projetos de nossa casa, nós temos as palestras espíritas, às 3ªs e 5ªs feiras, às 20H. Temos os grupos de estudos que também são abertos a todo o público. Temos, às 2ªs feiras, esses cursos, e também no sábado, acontecem mais palestras. A parte de auxilio às pessoas é feita através do grupo de atendimento fraterno que são conversas que nós temos com as pessoas que nos procuram, relatando sobre os diversos problemas que elas estão passando. Existe também o atendimento da Campanha do Quilo, onde procuramos angariar alimentos para formar uma cesta básica para distribuição às famílias previamente cadastradas”. (O espírita e médico pediatra, João Marcus Ferraz Santos, do Grupo da Fraternidade Antônio de Pádua)
QUADRANGULAR - “A Igreja Quadrangular tem uma doutrina voltada para a bíblia e fala-se quadrangular, porque pregamos 4 coisas: Jesus Cristo salva; Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo; Jesus Cristo cura; e Jesus Cristo um dia voltará para buscar Sua igreja. Com a modernidade, nós temos procurado nos atualizar com a situação da cidade, procurando ajudar ao máximo na parte social, principalmente, onde mais se é necessária a presença da igreja, na prevenção as drogas, na ajuda com o alimento de cada dia e procurando trabalhar com as famílias. Estamos tendo mais dificuldades é nas famílias, no trato com a família. Muitas famílias estão desfeitas e destruídas. Trabalhamos muito também com os jovens. Todas as noites de sábado, temos um projeto que se chama Lar Salvação que envolve toda a família, inclusive os jovens. Temos também a Escola de Música, que funciona nas tardes de sábado com vários alunos tocando na igreja. Temos aula de canto, de violão, grupo de danças e grupos de louvor com uma banda que se chama Caíros. Temos trabalhado também com os retiros de carnaval. Então, agimos nessas áreas para ver se conseguimos afastar os jovens das drogas e da vida da marginalidade”. (Pastor Luiz Paulo Marques, da Igreja Quadrangular)
BATISTA - “Os batistas não são os seguidores de João Batista e seus discípulos que apenas prepararam o caminho para a vinda do Messias, que é Jesus. Depois disso, João Batista saiu de cena e a igreja batista nasceu, a partir dos movimentos de reforma eclesiástica que agitaram o século XVI. Ou seja, os batistas descendem da igreja inglesa que, com Henrique VIII, rompeu com o catolicismo romano, dando início à denominada igreja Anglicana. Em 1612, foi fundada em Londres, a 1ª igreja Batista que, espalhando-se para as mais diversas regiões do globo, chegou aos Estados Unidos e, de lá, chegou ao Brasil e, em 1889, foi fundada, em Salvador/BA, a 1ª igreja brasileira. Nossa maior preocupação em Pará de Minas é com a questão do alcoolismo e das drogas. Para tanto, temos feito um trabalho em parceria com a Polícia Militar, com a Unimed, com a prefeitura. Neste ano, estamos com um projeto muito bacana, desenvolvendo as artes como música, teatro, dança e oficinas, onde voluntários ensinam biscuit, costura, cabelo, etc. Temos também o professor Moacyr Belleza, dando aulas de reforço de Português e eu, ministrando aulas de Matemática”. (Pastora Elizabeth Stein, da Igreja Batista da Lagoinha)
UNIVERSAL - A reportagem GP esteve duas vezes na Igreja Universal do Reino de Deus, sendo recebida por dois diferentes jovens recepcionistas. Nas duas vezes, a resposta foi a mesma: “O pastor não vai conceder esta entrevista, porque há uma regra na nossa igreja que proíbe falar sobre a religião”.