Reza a Lei Municipal de n° 3981, aprovada em 2001, que “ficam os estabelecimentos bancários que operam no município obrigados a atender cada cliente no prazo máximo de 15 minutos, contados a partir do momento em que ele tenha entrado na fila de atendimento”. Entretanto, em Pará de Minas, na maioria das vezes não é exatamente isso o que vem acontecendo em alguns estabelecimentos bancários. Nos últimos dias 25 e 26 de fevereiro, e também no dia 1º de março, os repórteres GP estiveram em todos os bancos da região central da cidade para observar, como supostos clientes, o tempo de espera médio de um cidadão na fila de atendimento bancário. Nesses 3 dias, 3 bancos mostraram que estão cumprindo a lei à risca, mas 5 não. Confira.
A direção da GAZETA resguardou, por hora, os nomes de todos os bancos pesquisados, na esperança de que esta matéria sirva de alerta para aqueles que precisam se enquadrar na lei. Afinal, segundo essa lei, todo cidadão pode se defender, denunciando os estabelecimentos bancários no Procon de Pará de Minas (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) que fica na praça Torquato de Almeida (3231-9292). Os estabelecimentos que estão descumprindo essa lei, inicialmente recebem uma advertência, sendo que podem ser multados em R$ 5.000,00 na 1ª reincidência e sujeitos à duplicação do valor da multa, na 2ª reincidência. Os valores arrecadados pela aplicação da multa são destinados à Secretaria de Ação Social e Trabalho para a compra de medicamentos, consultas e exames não fornecidos pelo Sus.
ENQUETE GP
Querendo saber o ponto de vista dos pará-minenses sobre a demora excessiva nas filas de atendimento dos bancos da cidade, a reportagem GP questionou 6 transeuntes. Confira as opiniões deles.
1. “O tempo de espera nas filas dos bancos não está dentro dos 15 minutos que eles exigem. Mesmo utilizando o Caixa Preferencial, eu sempre espero muito mais, sempre mais de ½ hora. Então, eu fico imaginando a situação nas outras filas. Antes de ir ao Caixa Preferencial, eu esperava de duas a até 3 horas! É complicado”! Tobias Aranha de Oliveira, 63, aposentado, bairro Grão Pará; 2. “Acredito que o atendimento deveria melhorar. Às vezes, você chega ao banco e o que era para você ser atendido em 15 minutos viram 30, 40 minutos. Sem falar que o acervo de informações deles é muito fraco. Os atendentes precisam ser mais bem treinados. Da última vez que fui ao banco, levei 25 minutos para ser atendido”. Luiz Carlos, 36, pintor, Centro; 3. “Às vezes, quando vou ao banco com a minha mãe, fico uma, duas horas na fila com ela. A cidade está crescendo bastante e acho que temos poucos bancos para acompanhar esse crescimento. São poucos caixas para tantas pessoas”. Leonardo Assunção, 15, estudante, São Pedro; 4. “Eu espero, no mínimo, 20 minutos quando vou ao banco. É muita gente e o sistema é lento. Deveriam ter mais atendentes. Os caixas de ajuda ao cliente, por exemplo, só têm um funcionário. Mas a qualidade varia de banco para banco. O atendimento é demorado, mas pelo menos é, em geral, bom. Margarida, 59, doméstica, JK; 5. “As filas em certos bancos são mesmo muito demoradas. Às vezes levo uma, duas horas. Fora isso, o atendimento é muito ruim, deveria ser melhor. Você vai pagar suas contas e ainda leva duas horas para ser atendido”? Leandro Magel, 29, vendedor, Santos Dumont; 6. “No banco onde tenho conta, o atendimento é bom, mas nas 2ªs e 6ªs feias, a gente fica mais tempo na fila”. Maria Alice, 60, Dona de Casa, Ascensão.
* A reportagem GP também esteve nos Correios, apesar dele não ser obrigado a seguir essa lei. Ali, o repórter GP ficou na fila das 14H45 às 14H53 (8MIN de espera). Nos Correios, há 8 caixas, mas apenas 3 estavam funcionando e sendo um deles o caixa preferencial.
ESTABELECIMENTO TEMPO NA FILA TEMPO DE ESPERA
1º BANCO Das 15H23 às 15H25 02MIN – Lei cumprida
2º BANCO Das 14H56 às 15H04 08MIN – Lei cumprida
3º BANCO Das 14H55 às 15H04 09MIN - Lei cumprida
4º BANCO Das 15H57 às 16H20 23MIN – Não cumpriu a lei
5º BANCO Das 15H07 às 15H52 45MIN – Não cumpriu a lei
6º BANCO Das 15H31 às 16H24 53MIN – Não cumpriu a lei
7º BANCO Das 14H22 às 15H19 57MIN – Não cumpriu a lei
8º BANCO Das 15H04 às 16H39 1H35 – Não cumpriu a lei