CRAS - Na 3ª feira, 7, no plenário da câmara municipal foi ministrado o curso de capacitação do Cras, para funcionários de 27 municípios da região que contam com os trabalhos desse Centro de Referência de Assistência Social. Segundo a Secretária Municipal de Ação Social, Maria Angélica Varela, o trabalho desenvolvido pelo Cras é importante e o governo pensa em criar outras unidades pelo país.
De acordo com a gerente desse centro de referência em Minas Gerais e palestrante do curso, Tereza Cristina Gusmão, o Cras é uma política nova e é de suma importância passar todos os ensinamentos para os profissionais e usuários do órgão.
O Cras é um equipamento que está aberto na lógica do sistema de saúde, como se fosse um posto de saúde, mas as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a sua lógica. Então, o que a gente quer é que o usuário se manifeste e busque o que é direito dele e dever do Estado. Ou seja, qual é o papel do Cras e o que o usuário pode buscar nele. São essas clarezas que estamos passando para eles aqui, acrescenta Tereza.
SÁUDE BUCAL - Recentemente, foi realizado na Creche Lar Santa Terezinha um curso voltado para a prevenção de problemas dentários. A prefeitura, por meio da secretaria de educação e em parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e o Sindicato Rural Patronal de Pará de Minas realizaram, pelo 3º ano consecutivo, o curso de Saúde Bucal(foto). Segundo a diretora do Departamento de Programas e Projetos de Cidadania, da prefeitura, Lourdes Fontes Leitão Reis, o curso tem o objetivo levar aos educadores e profissionais da saúde maior conhecimento sobre a prevenção, para que as crianças tenham, quando adultos, dentes sadios. Desse curso participaram 40 profissionais de escolas municipais e estaduais, creches e atuantes do setor de saúde municipal.
O curso foi ministrado por José Ailton Junqueira de Carvalho, dentista licenciado pelo Senar para cursos que falou