Aprofundar os conhecimentos sobre o sistema de financiamento do Sistema Único de Assistência Social, melhorar a capacidade de planejamento e gestão dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social e fortalecer a rede socioassistencial. Foram esses os principais objetivos do I Seminário de Políticas Públicas de Assistência Social, promovido no dia 25 de março, pela prefeitura, por meio da secretaria de assistência e desenvolvimento social. Realizado na Fapam, o seminário contou com a presença da subsecretária de Estado de Assistência Social, Maria Juanita Godinho Pimenta, do vice-prefeito Geraldinho Cuíca, do deputado federal Eduardo Barbosa, de vereadores, representantes de entidades socioassistênciais, técnicos de referência em assistência social de Pará de Minas, Conceição do Pará/MG, São José da Varginha/MG, Igaratinga/MG, Florestal/MG, São Gonçalo do Pará/MG e Onça de Pitangui/MG.
No intervalo do seminário, a subsecretária visitou o centro comunitário do bairro Prefeito Walter Martins Ferreira e o Centro de Atendimento às Famílias, no Santos Dumont, onde conheceu o núcleo do Programa Municipal de Atendimento Familiar.
Bastante satisfeito com a realização do evento, o vice-prefeito Geraldinho Cuíca contou que a idealização do seminário surgiu como uma forma de melhor capacitar a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e acabou sendo ampliada de forma a permitir a participação de outros agentes sociais e de técnicos dos municípios que integram a comarca de Pará de Minas. Representando o prefeito Antônio Júlio, Geraldinho reafirmou o compromisso da atual administração municipal em promover o desenvolvimento social e não prestar apenas e simplesmente o assistencialismo.
A capacitação das entidades socioassistenciais e as orientações sobre o Sistema Único de Assistência Social foram apontados pela psicóloga Vera Ribeiro, representante do Instituto Integrar Vidas, como um dos benefícios do seminário.
“Precisamos conhecer os caminhos para atuar melhor e esse evento é muito importante para todos nós”, afirma Vera.