Desde o dia 1º de abril já está funcionando oficialmente na cidade a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (antes anexada à secretaria de cultura), através da a lei de n° 5.468/2013 que dispõe sobre a organização, estrutura orgânica e os procedimentos da administração do município. O secretário da pasta, Roger Dupin falou com a reportagem GP. Confira.
“Antes, existia um departamento de esportes que era ligado à secretaria de cultura. Então, quando se criou minha ficha orçamentária, o resultado foi muito aquém do que precisamos. Então, a partir de julho, iremos trabalhar com um orçamento melhor. Já estamos providenciando a contratação de profissionais para captar recursos do governo federal e estadual, pois é uma realização muita burocracia. Sempre falam que o Ministério dos Esportes provém muito dinheiro. Então, temos que achar esse caminho até ele. Podemos também começar a pensar nos planejamentos dos 4 anos do governo Antônio Júlio”, contabiliza o secretário
VALORIZAR O PROFISSIONAL - “Depois da criação dessa secretaria, estamos prevendo várias modalidades de esporte, às quais damos apoio como os Jogos de Minas, Jepam, Torneio Máster e Campeonato de Futebol de Pará de Minas, séries A e B. Já realizamos o Bariri em Forma, assim como iremos fazer Ruas de Lazer, além de apoiar eventos dentro do Clube da Prefeitura para o funcionalismo municipal. Vamos também dar vida a outras modalidades, pois, como o próprio nome já diz, é uma secretaria de esportes. Então, abrangeremos os esportes em geral. Existem hoje alguns campos de futebol que são de clubes, mas os terrenos são da prefeitura; o Campeonato de Futebol Amador acontece nesses campos; algumas quadras também são mantidas pela prefeitura. Diante disso, queremos trabalhar esses espaços para que todas as pessoas possam utilizar. Temos também a intenção de, no ano que vem, buscar as verbas federais, porque só com arrecadação municipal fica muito difícil iniciar um projeto com escolinhas de esportes nas comunidades mais carentes para as crianças praticarem esportes gratuitamente, porque os instrutores precisam ser remunerados. Já temos alguns projetos como o Érica Vôlei, onde os profissionais são remunerados, mas a maioria do pessoal que está atuando no esporte local ainda é voluntário. Queremos valorizar esses profissionais e proporcionar às crianças esportes gratuitos. Queremos que Pará de Minas respire esporte”.
COMEÇAR DO ZERO - “Junto com o esporte e o lazer, vamos também levantar o turismo em Pará de Minas. Pretendemos interagir com o prefeito e com outras secretarias, pois iremos começar praticamente do zero. Pará de Minas não tem nada, nem uma plaquinha de Seja Bem-Vindo nas entradas da cidade. Começaremos colocando no site da prefeitura alguns hotéis e restaurantes do município”.
TURISMO VERDE – Como a cidade vai agora trabalhar oficialmente o turismo, a reportagem GP correu atrás para falar com a sua diretora, cujo nome já foi divulgado, em 1ª mão, pelo colunista GP Angelo Caffaro, na edição GP de nº 1449. Trata-se da advogada e estudante de arquitetura, Adriana Moreira, esposa de Osmar França. Veja o que ela disse.
“O deputado federal Eduardo Barbosa sugeriu o meu nome para ocupar esse cargo ao então secretário do Esporte, Lazer e Turismo, Roger Dupin, que levou ao conhecimento do prefeito Antônio Júlio que concordou plenamente com a indicação. Nosso trabalho será focado para o desenvolvimento de um turismo sustentável, buscando incentivos financeiros junto ao governo federal e estadual como, por exemplo, o ICMS Turístico. Um dos requisitos básicos para participarmos dos programas de incentivo propostos pelo governo é estarmos inseridos em um dos Circuitos Turísticos existentes. O circuito mais próximo ao nosso município é o Circuito Turístico Verde – Trilha dos Bandeirantes e é nele que pretendemos ingressar. Pará de Minas conta com um fluxo de turistas que movimentam os serviços de hospedagem e alimentação, devido às reuniões e serviços prestados nas indústrias e comércio locais. Assim, pretendemos formatar programas voltados para o Turismo de Negócios. Outro atrativo da cidade são os eventos que atraem muitas pessoas, ou seja Turismo de Eventos que pode ser mais explorado, no sentido de tirar maior proveito e, automaticamente, maiores benefícios em prol da cidade. Implantar um Cat - Centro de Atendimento ao Turista, qualificar e articular programas que atuem na estrutura do município para que possamos oferecer serviços de qualidade ao turista, fazendo com ele volte e traga outros possíveis consumidores e até mesmo investidores para a nossa cidade”, vislumbra Adriana.