Após as obras de reforma e readequação, atendendo às normas da Vigilância Sanitária, foi colocada em funcionamento, no último dia 29, a Unidade de Atenção Primária à Saúde Maria Vilaça Mendes, no bairro Providência. A área física da nova unidade tem capacidade para comportar até duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e atenderá a toda a demanda clínica dos bairros Providência, São Francisco, Raquel e parte do Dona Tunica. Atualmente, são 1.248 famílias cadastradas e a unidade conta com recepção, sala de reunião, farmácia, sala de cuidados básicos, escovário, 5 consultórios odontológicos, sala de coleta de materiais, salas de atendimento multiprofissional, consultórios ginecológicos, sala de esterilização, sala de lavagem e desinfecção de materiais, sala de agentes de saúde, etc. A reportagem GP conversou com o enfermeiro Alisson de Mendonça, com a responsável técnica, Luciene Souza, com duas usuárias e com o secretário de saúde, Cléber Faria. Acompanhe.
“A gente visa nessa unidade o conforto da população, a humanização do atendimento e a boa atuação do profissional de saúde. Todos os projetos em andamento ou em processo de planejamento no Município estão sendo acompanhados por profissionais gabaritados que discutem e definem os fluxos de atendimento, demanda da população assistida e procedimentos realizados. Tudo em prol da melhoria da qualidade do atendimento em saúde a longo prazo”, frisa o Diretor de Atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Alisson.
“Teremos um melhor acolhimento para os usuários, pois com a nova estrutura, melhora a qualidade na assistência. Vamos poder promover mais capacitações e reuniões, pois a unidade nos permite isso. A procura na parte da manhã foi grande e a população está gostando, pois encontra tudo bem dividido e organizado. Todas as salas e setores estão funcionando normalmente”, avalia a responsável técnica da UAPS/PSF Providência, Luciene.
“O meu atendimento foi muito bom, os funcionários são atenciosos. Fui muito bem atendida e orientada”, destaca Carina Caldeira que esteve na unidade à procura de um dentista.
“O atendimento do posto foi ótimo e não tenho nada a reclamar. A estrutura ficou mais ampla e de mais fácil acesso, além de mais visível”, observa a suária Andreia Santos.
“A nova estrutura vai ajudar e muito na nova proposta da administração Antônio Júlio, no sentido de melhorar a assistência e a humanização do atendimento. Os profissionais têm um lugar mais acolhedor e com melhor condição de trabalho, resultando numa melhor prestação de serviço à população. Nós vamos ampliar toda a estrutura de atendimento, inclusive levando para a unidade de saúde a distribuição de todos os medicamentos, inclusive os controlados”, informa Clebinho como é mais conhecido.
* A unidade fica na rua Frei Junípero, 170 e funciona de 2ª a 6ª feira, das 7H às 16H.