Foi lançado oficialmente na festiva manhã do feriado de 1º de maio, 4ª feira, pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, na sede do Clube Atlético Paraminense (CAP), o Projeto Geração de Futuro. Seu objetivo propiciar às crianças e adolescentes a prática orientada e educativa de atividades físicas, no contraturno escolar com a expectativa de que cerca de 300 jovens sejam atendidos inicialmente. O Geração de Futuro visa também possibilitar às crianças e adolescentes melhores condições de se desenvolverem e de serem, no futuro, cidadãos atuantes e responsáveis. Para concretizar esse sonho, as principais ferramentas a serem utilizadas pela prefeitura serão a educação e o esporte. A intenção dos coordenadores do projeto é, a partir do esporte, afastar crianças e adolescentes dos vícios e da criminalidade, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas relacionadas ao sedentarismo como obesidade, diabetes e hipertensão. Iniciação ao futebol, ao esporte especializado e aos jogos intelectuais, como dama e xadrez são algumas das atividades propostas pelo projeto que será desenvolvido na Escola Municipal Dona Cotinha e também no Clube Atlético Paraminense, no bairro Padre Libério. O trabalho acontecerá todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. O Geração de Futuro também incentivará a leitura e incluirá em sua programação atividades relacionadas à cultura, ao meio ambiente e à educação de valores, além de oferecer reforço escolar aos alunos. Na execução do projeto, a prefeitura terá como parceiros iniciais o Clube Atlético Pará-minense, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Senai, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pará de Minas (Sitraserp), a Construtora Probase, a Mega Shopping Uniformes e a Polícia Militar que reforçará suas ações com o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
A Fanfarra Officina do Som, da escola, formada pelos alunos assistidos pelo Projeto Geração de Futuro fez uma apresentação para as autoridades, convidados e moradores do Padre Libério e bairros vizinhos.
A reportagem GP falou com o secretário de esporte, lazer e turismo, Róger Dupin.
“A secretaria de esportes veio para justificar a sua criação. Então, nós vamos fazer as coisas com amor, gratidão e vontade, a fim de propiciar a todos os jovens lazer, cultura e educação. Enfim, vamos respirar esporte em Pará de Minas”, garante Dupin.