Há quase 10 anos, mais precisamente em 2004, quando o evento GP, Garota Piscina, transformou-se no, cada vez mais popular, Garoto & Garota Piscina, atendendo aos pedidos da rapaziada, a reportagem GP vem percebendo o crescimento da vaidade masculina. Agora, ao tomar conhecimento do resultado de uma recente pesquisa do Instituto Euromonitor de que: “1.) Nos últimos 5 anos, o consumo de cosméticos desenvolvidos para homens cresceu 163% no Brasil; 2.) e que os homens brasileiros estão gastando 4 bilhões de dólares por ano com produtos de beleza, só perdendo para os americanos, a reportagem GP abriu, ainda mais, os olhos para um termo diretamente ligado à vaidade masculina: o metrossexualismo. Trata-se de uma palavra moderna que vem da junção das palavras metropolitano com sexual; na verdade, uma gíria usada para definir os homens urbanos excessivamente preocupado com a sua aparência como o jogador português Cristiano Ronaldo, o inglês David Beckham e até o brasileiro Neimar. O metrossexual gasta uma boa parte do seu tempo e dinheiro com cosméticos, acessórios e roupas, além de não dispensar os cuidados com o cabelo, a pele e o corpo. Para saber como anda a metrossexualidade em Pará de Minas, a reportagem GP conversou com 3 profissionais da beleza: Iolanda Grassi (da Não + Pelo), Kléber Tinoco (do Up Hair) e Maguinha Oliveira (do Centro de Estética Maguinha). Vale a pena conferir.
55% DO FATURAMENTO - “O mercado de depilação definitiva vem ganhando um novo público: os homens. Cada vez mais, os homens recorrem às clínicas de estéticas para se verem livres dos indesejáveis pelos. É uma das novidades do mercado para os homens mais vaidosos. Um dos benefícios dessa forma de depilação, se comparada a métodos tradicionais, como a cera quente, é a ausência de dor. Apesar do número ainda ser menor do que o de mulheres, os pacotes fechados com clientes do sexo masculino representam 55% do faturamento, fazendo fotodepilação em mais áreas do que as pessoas do sexo feminino. A maioria dos homens que buscam a fotodepilação já tinha o hábito de se depilar, utilizando outros métodos. Na 1ª visita à clínica, os homens geralmente escolhem apenas uma das áreas do corpo para fazer o procedimento. Porém, na visita seguinte, eles já decidem depilar outras regiões. Ou sejam, como ele sentiu que não dói e o resultado é bom, passa a fazer em outras áreas. As áreas mais procuradas são as costas, o peito e o abdômen. Em seguida, vem a barba e o pescoço. O homem só não pode fazer na região genital”, conta Iolanda Grassi.
IMPERFEIÇÕES E PLÁSTICAS - “Geralmente, os homens vêm aqui para tratar das imperfeições ou cicatrizes deixadas por cirurgias plásticas. Eles fazem o peeling que é uma descamação da 1ª camada da pele para tirar as imperfeições, a drenagem linfática, a limpeza de pele, etc. Hoje em dia, não tem mais aquele tabu de que homem não pode se cuidar. Às vezes, o preconceito surge da própria pessoa. Já tive o caso de um homem que veio aqui meio envergonhado, mas hoje o filho dele é meu cliente. Aqui, vem desde rapazes de 11 anos fazer tratamento de acne até homens de 103 anos que é a idade do meu cliente mais velho. Acho que não tem nenhum problema o homem querer se cuidar, desde que ponha um limite”, taxa Maguinha.
MAQUIAGEM MASCULINA: “Os homens ficaram bem mais vaidosos, depois da década de 90, quando os cortes de cabelos foram reinventados como o undercut, militar. Hoje, eles procuram fios inversos para tapar o branco, cores diferentes, hidratam bastante e fazem o design da barba. Eu trabalho com uma linha desenvolvida para o público masculino que chama Paul Mitchell e ela é muito procurada. O homem quando chega no salão quer um corte bacana. Assim, ele quer hidratar o cabelo, quer diminuir o branco do cabelo grisalho, faz tratamentos para diminuir a queda, para dar brilho e para amaciar. Tenho clientes que fazem até design de sobrancelhas; ele chega ao salão e nem se importa se está cheio de mulher. Vai logo fazendo. Já tive clientes, há mais tempo, que me questionaram: “Uai, como assim? Homem pintando o cabelo”? Mas hoje está bem mais tranquilo. A maquiagem masculina é mais uma pele, tirando as imperfeições como olheiras, afinando nariz, entre outras coisas. Meu maquiador tem feito isso muito, principalmente em noivos para não ter que usar tanto photoshop nas fotografias”, garante Kléber.