A busca por um corpo bonito, com músculos definidos tem sido uma busca incansável para muitos homens que, na maioria das vezes, optam pelo caminho mais curto, usando os esteróides. A maioria sabe que esse caminho é muito perigoso, podendo levar até à morte, mas, mesmo assim, correm o risco em nome da vaidade. Um dos mais conhecidos anabolizantes usados pelos saradões chama-se Hemogenin, considerada uma droga nociva entre os anabolizantes. A ingestão de seus comprimidos faz músculos aparecerem, de uma hora para outra, além de aumentar consideravelmente a força física de quem os consome. Há alguns anos, essa droga deixou de ser produzida e vendida no Brasil. Porém, de uns tempos para cá, por ter sido comprovado que os portadores do vírus do HIV são beneficiados com o uso dessa droga, ela voltou às prateleiras das farmácias e drogarias de todo o país. Entretanto, entre os efeitos colaterais do Hemogenin, estão o câncer de fígado, intensa dor de cabeça e súbito aumento de pressão.
ACADEMIAS - Para falar melhor a respeito do assunto, a reportagem GP conversou com Ícaro Paulo da Silva Soares, 25, responsável técnico pela Academia Kiai.
“A suplementação é um complemento do atleta, já os anabolizantes, como o Hemogelin, são voltados para o ganho rápido de massa e são usados por pessoas que não se importam com o risco de saúde. Esses anabolizantes caem na corrente sanguínea e alteram o sistema nervoso e hormonal da pessoa, além de uma série de complicações como taquicardia e disfunção erétil. Dentro das academias de Pará de Minas, falta um responsável técnico que, além de cuidar da academia, cuida dessa área de fiscalização. Muitas das vezes, os anabolizantes têm sido oferecidos dentro das próprias academias por alunos. Se a GAZETA fizer uma pesquisa, irá comprovar que certas academias locais têm estagiários fora de sua área específica. Se a pessoa quer ter um corpo sarado, deve procurar uma academia que tenha profissionais qualificados, além de um bom nutricionista que pode receitar algum suplemento. É um trabalho conjunto que tem de ser feito entre o educador físico e o nutricionista”, esclarece Ícaro.
RISCO DE VIDA – “O corpo de uma pessoa que malha regularmente é diferente daquele que usa essas drogas. São os chamados bombados que, se ficar uma semana sem ir à academia, seu corpo começa a murchar e a criar um percentual de gordura, devido à retenção de líquidos que os anabolizantes produzem. Já me deparei com casos de morte em Belo Horizonte. Já tive conhecimento também de anabolizantes criados para serem usados em animais de maior porte e que são vendidos em veterinárias. Isso só acontece pela falta de fiscalização da Vigilância Sanitária que deve ficar atentas para a venda ilegal desses produtos”.
ABUSO – A reportagem GP também conversou com Cíntia Barbosa Guimarães, nutricionista especializada em Nutrição Esportiva. Confira.
“O uso de anabolizantes, hoje usados tanto por homens como por mulheres, com o objetivo de esculpir o corpo de uma maneira mais rápida, pode causar graves problemas de saúde. O esteróide em questão pode ser usado em algumas situações médicas, como, por exemplo, para provocar o crescimento ósseo e muscular. Porém, o que mais vemos, é ele sendo usado, abusivamente, por alguns praticantes de atividade física e sem o devido controle médico”, esclarece Cíntia.
MORTE SÚBITA - “O Hemogenin é uma droga oral e viável que causa vários danos hepáticos irreversíveis. Como o organismo não está preparado para receber essa droga, vão surgindo os efeitos colaterais e o mais alarmante deles é o câncer de fígado. Fora isso, exames realizados com usuários dessa droga revelam a redução do colesterol bom e o aumento do colesterol ruim, proporcionado um entupimento de artérias de vasos sanguíneos, chegando a levar a mortes súbitas”.