Os caminhos de peregrinação têm levado milhares de pessoas a ter uma experiência mística, através de um contato com a natureza e Deus. O maior exemplo disto é o famoso Caminho de Santiago, em Santiago de Compostela/Espanha, inspiração para diversas canções, filmes e livros. Em pleno século XXI, inúmeras pessoas de todo o mundo fazem esse caminho na maioria das vezes a pé, exatamente como faziam os peregrinos da Idade Média que acreditavam que Santiago era a última cidade do mundo e a mais próxima do céu. No Brasil, já existem diversos caminhos, sendo que os mais conhecidos são o Caminho da Fé e o Caminho da Luz. Até mesmo o conhecido projeto Estrada Real, que visa valorizar as principais cidades históricas mineiras do período colonial, teve como inspiração o famoso caminho espanhol. Segundo as pessoas que já percorreram esses caminhos, trata-se de uma experiência única e inesquecível. Como peregrinos, devem se instalar em albergues, onde dividem o quarto de dormir, com outras pessoas. Esses caminhos se tornaram os roteiros mais procurados pelos turistas nos dias de hoje, sendo as principais fontes de renda para as cidades que se beneficiam com os trajetos.
Há 4 anos fazendo caminhadas por distritos e municípios próximos, o casal pará-minense, Sebastião Mendes Peixoto e Margareth Marinho de Souza, teve a brilhante idéia de criar um caminho de peregrinação em Pará de Minas. Isso, após percorrerem as cidades por onde também passou, para celebrar suas missas, o mais querido pará-minense de todos os tempos: padre Libério. Com total exclusividade, o empresário Tião, como é mais conhecido, e a professora Margareth, estiveram na sede na GAZETA, quando falaram do inovador projeto e também sobre a experiência vivida por eles. Não deixe de conferir.
200KM -Tudo começou, quando, em 2007, fizemos o Caminho da Fé, de 325KM. Durante essa peregrinação, conversando, eu e minha esposa tivemos a idéia de fazer um caminho desse tipo aqui, em Pará de Minas. De imediato, a imagem que veio