Um renomado músico de Praga/República Theca, Radek Andel, fez uma espetacular apresentação no último dia 8, sábado, no teatro Geraldina Campos, ao lado de 4 músicos da terra. A reportagem GP conversou com ele que já ganhou prêmio de melhor instrumentista de acordeon com teclado em seu país. Confira.
“Apresentei o melhor da música europeia, dando destaque para as músicas francesa e italiana, e, claro, da Republica Theca. Tudo de uma forma bem clássica. Me apresentei junto com outros músicos de Pará de Minas como Ricardo, no violão, Fernando Striguetta, no sax, Ricardo Caldas, na percussão, e Ralph Vilela, no bandolim. Foi uma grande experiência tocarmos juntos, porque a música brasileira é bem diversificada. Então, apresentamos um pouco do chorinho, um ritmo que aprendi, recentemente”, explica Radek.
INTERCÂMBIO MUSICAL – “A música europeia apresenta uma melodia e rítmica diferentes, porque o jeito de pensar também muda o aspecto da música. Até mesmo o modo de tocar é diferente do modo brasileiro. Foi um intercâmbio musical, quando o público pode notar as diferenças e as semelhanças dessas culturas. Sempre tenho o costume de visitar Pará de Minas, desde 2009. Tenho aqui alguns amigos e a família da minha esposa também é daqui. Desta vez, senti que foi a vez de mostrar um pouco da minha tradição. A aceitação foi muito boa, o que sempre me ajuda no crescimento musical”.
* Confira um pouco da apresentação do músico na cidade, através do site GP (www.gazetaparaminense.com.br GPTV/Músico de Praga