O escritor e ator José Roberto Pereira vai lançar, no dia 19, no restaurante Vila do Pará, às 20H, mais um livro, intitulado O Craque(ck) que vai abordar o que é considerado por muitos especialistas como uma das maiores drogas do século 21: o crack que vem levando muitas pessoas à morte. A reportagem GP conversou ele para saber mais sobre o lançamento de seu Livro. Informe-se.
“O livro aborda a história de irmãos gêmeos que são craques de futebol e eu brinco com essa palavra crack de droga e craque de futebol, porque um dos gêmeos se envolve com a droga. E, assim, ao longo do livro, ele vai passando pelas várias etapas que um usuário de crack passa”, adianta o escritor.
COMO SURGIU ESSA IDEIA? – “É um trabalho que levou 2 anos de estudos, entre observar esses bolsões onde o crack, conversar com muitos usuários, de vários Estados do Brasil, alguns em fase terminal e outros que conseguiram se livrar das drogas e ler muitos artigos, poucos sérios, publicados no Brasil sobre esse tema. A partir daí, criei uma obra que é voltada para o público infanto-juvenil e crianças a partir de 8 anos com o objetivo de mostrar um norte. O que mais me chocou no contato com as pessoas em fase terminal foi que cada um tinha uma história linda de vida até o momento em que teve contato com a droga e perdeu o controle sobre isso. São pessoas que tinham sonhos e projetos para uma vida inteira. Algumas pessoas são novas, outras já na 3ª idade. O crack é uma droga que se espalhou por várias faixas etárias e todas as camadas sociais... Aliás, pode ser que alguém se identifique com uma ou outra passagem do livro, porque há várias formas da droga chegar às pessoas”.
E A SOLUÇÃO? - “Sei que o livro não vai resolver o problema de quem é usuário, mas apresenta uma opção de escolha e aponta caminhos para a família de quem vive constantemente com o usuário. Esse livro será um dos 1ºs livros do Brasil a abordar o tema de uma forma clara, coesa e didática. Muito importante para o universo escolar”.
* O livro também será lançado em Itaúna/MG, no dia 20, e em Pitangui/MG, no dia 7 de março.