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Afinal, pode ou não pode bike com motor? - 27/02/2014

É previsto pelas leis de transito que veículos acima de 50cc, precisam de uma ACC ( Autorização para Conduzir Ciclomotor) para poder circular em meio as vias urbanas, mas é evidente, que a grade maioria dos que possuem bicicletas motorizadas, bikeletes ou as Shinerays (que são motocicletas chinesas menores) não tem ACC e circulam livremente pelas ruas. A reportagem GP ouviu Vinicius Santos Faria, 16, que falou sobre o motivo de ter adquirido um motor na sua bicicleta. Confira. PODE? - “Como eu faço cobranças, passo por alguns trajetos difíceis como subidas mais acentuadas e caminhos longos. E a bicicleta, tendo motor, ajuda, pois não é preciso pedalar, dando um descanso (riso). Consigo chegar aos lugares mais rápido do que com a bike comum. A velocidade, de início, é de 20KM, mas, com o desenvolver do motor, chega a 35 KM. Se a gente forçar além disso, o motor pode superaquecer e se danificar. A bicicleta que já vem com motor fica em torno de R$ 1.300,00 e é uma bicicleta de baixa qualidade que não chega a superar as 50 cilindradas. Para inserir o motor, existe uma loja especializada na cidade, onde tudo é combinado. Para colocar o motor na minha, paguei 950 reais. Esse tipo de motor é apenas para bicicletas maiores, aro 26, e o combustível é gasolina misturado a óleo 2 tempos. O tanque é pequeno, só comporta 2 litros. Em compensação, é muito econômico. No começo, ela gasta um pouco mais, porque o motor ainda não se acostumou”, ensina Vinícius. NÃO PODE? – A reportagem GP também ouviu o sargento Paulo Giardulo para saber se é correto ou não a circulação de bicicletas motorizadas em vias publicas. Aprenda. “A legislação diz que, para conduzir veículos acima de 50 cilindradas, teria de ter a licença, não sendo exigido especificamente a CNH, categoria A. Mas essa licença não foi efetivada e regulamentada pelo Detran de Minas, como também pela maior parte dos Estados brasileiros. Então, na prática ela não existe e, nesse caso, a única forma da pessoa estar legalizada com a carteira é ser maior de idade (18 anos). Porém, se o condutor é menor estaria irregular. Por outro lado, ela não está inserida em uma infração ou crime de trânsito, uma vez que esse tipo de veículo não tem cilindrada suficiente. Enquanto o Estado não define isso, a polícia está intensificando o recolhimento dessas bicicletas, quando há acidentes de trânsito e abusos como manobras de risco e avanço de sinal vermelho que são constantes”, esclarece o sargento.

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