Desde que monsenhor Paulinho foi transferido de Pará de Minas para Divinópolis/MG, a reportagem GP sempre vem ouvindo algum fuxico de que ele seria nomeado como o novo bispo. Porém, não foi o que aconteceu, no último dia 26, quando o monsenhor José Carlos de Souza Campos foi o escolhido para ser o bispo da vacante diocese de Divinópolis/MG.
QUEM É ELE? Natural de Itaúna/MG, monsenhor José Carlos nasceu em 3 de janeiro de 1968. Desde 2012, era administrador da própria diocese. Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte e Teologia, no Instituto Dom João Rezende Costa, também na capital mineira. Recebeu ordenação presbiteral em 30 de maio de 1993. Fez mestrado no curso de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (2000-2002). Ao regressar à diocese, foi professor de filosofia no Seminário Diocesano e de Ciências da Religião, no curso de pós-graduação em Divinópolis, pároco da paróquias Sant’Ana, de Itaúna e da catedral de Divinópolis, administrador da paróquia São Judas Tadeu, também em Divinópolis, chanceler e vigário geral da mesma diocese. Foi ainda representante diocesano dos sacerdotes, membro do Conselho de Formadores, do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese. Atuou ainda na área de formação dos leigos nas escolas de Teologia da diocese e no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis.
OS ORDENASTES - Os ordenastes escolhidos pelo bispo monsenhor José Carlos foram Dom Valmor, arcebispo de Belo Horizonte, Dom Belvino, bispo emérito de Divinópolis, e Dom Tarcísio que foi o 4º bispo da diocese e a quem monsenhor José Carlos sucede.