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“Como funciona a internet via fibra óptica”? - 27/03/2014

A evolução das tecnologias de acesso à internet é contínua e uma dessas novidades em Pará de Minas é a internet via fibra óptica. Como leitores GP estão sempre sugerindo este tema para o jornal fazer uma matéria explicativa, a reportagem GP procurou o proprietário da EFibra Telecom, Rodrigo Alves Melgaço, que explicou tudo sobre o funcionamento dessa tecnologia. Atualize-se. “Na fibra óptica a transmissão é feita através de sinais de luz. Trata-se de um tubo de vidro por onde é transmitido o sinal luminoso que viaja a uma velocidade de aproximadamente 299 milhões de metros por segundo. Ao chegar na casa ou no escritório do cliente, o sinal óptico é convertido em um sinal elétrico por um aparelho denominado conversor óptico, permitindo que os equipamentos do cliente tenham acesso à rede de fibra óptica de maneira transparente”, explica Rodrigo”. NÃO TEM COMPARAÇÃO - “Na região centro-oeste, temos alguns meios de acesso à internet disponíveis para o consumidor. Em comparação com esses meios de acesso, a fibra óptica é tecnologicamente superior, tornando-se o meio mais seguro e confiável para o cliente. Uma das vantagens é que não existe a possibilidade de uma descarga elétrica ser conduzida da rede externa até o imóvel do cliente e danificar seus aparelhos, pois a fibra não conduz energia elétrica. Além disso, a fibra óptica não sofre com interferências como ocorre em outros meios de acesso. A fibra óptica suporta altas velocidades com muita estabilidade, tornando-a o meio de acesso a internet tecnologicamente pronto para o futuro e proporcionando ao cliente uma experiência única e sem comparação. A fibra óptica ainda possibilita a comunicação entre todos os computadores das lojas de um grupo, da mesma forma que ocorre em uma rede local. Tudo isso em alta velocidade. A fibra óptica é o único meio de acesso que pode oferecer ao cliente qualquer velocidade, chegando facilmente a dezenas de gigabits por segundo. Com ela não existem barreiras para as demandas dos clientes. Em casos extremos, onde é necessária uma grande velocidade, a única coisa a ser feita é a substituição dos equipamentos das pontas para ter a velocidade desejada, mas a fibra óptica continua sendo a mesma”. A EVOLUÇÃO – “Inicialmente, a fibra óptica era utilizada principalmente por grandes empresas e organizações na interligação de pontos distantes, onde era necessário alto desempenho, confiabilidade e capacidade. Um exemplo desde cenário é a interconexão entre os continentes. Nesse caso, existem cabos de fibra óptica instalados no fundo dos oceanos, ligando diversos países, uns aos outros. O aumento na necessidade de meios de comunicação mais rápidos e confiáveis proporcionou a redução nos custos de aquisição e instalação das redes de fibra óptica. E isso fez com que a indústria também desenvolvesse novos cabos e fibras, atendendo à demanda crescente com preços mais acessíveis. Com o passar do tempo, a fibra óptica passou a ser utilizada na comunicação entre operadoras de telefonia e torres de telefonia celular, na ligação entre cidades e entre empresas até chegar à casa dos clientes. Esse tipo de acesso é pioneiro em nossa região e se baseia na mesma tecnologia utilizada em diversos países como Coreia, Japão e Estados Unidos. Hoje temos 100% de cobertura na área urbana de Pará de Minas e, por isso, essa tecnologia já está ao alcance de todos.” OS HORÁRIOS DE PICO – “Com a fibra óptica não acontece da velocidade de navegação cair nos horários de pico como acontece com a internet convencional. Vale lembrar que existem algumas situações que são comuns da internet e, por isso, estão presentes no dia a dia, seja qual for o meio de acesso utilizado. Podemos citar, por exemplo algumas situações onde existe o aumento no volume de acessos a determinados serviços como redes sociais, sistemas de vídeo ou mesmo aqueles onde ocorrem transmissões ao vivo ou com determinados conteúdos de grande interesse. Nos períodos onde ocorre o aumento no volume de acessos aos serviços disponibilizados por essas empresas podem ocorrer situações onde é constatado o baixo desempenho, mas isso é especificamente no acesso àquele serviço e não no acesso a internet de um modo geral. No caso das declarações de Imposto de Renda, por exemplo, os problemas ocorrem apenas nos serviços da Receita Federal e não no acesso a serviços de correio eletrônico e sites de conteúdo, etc. Se o serviço acessado não tem capacidade suficiente para atender à demanda dos clientes em um determinado período ou horário, o cliente pode ter a percepção de lentidão, mas isso está diretamente relacionado ao serviço que está sendo acessado e não ao acesso do cliente à rede de fibra óptica ou outras situações. Existem casos em que o grande vilão da história é o acesso sem fio utilizado internamente na empresa ou residência. Muitas vezes, encontramos roteadores sem fio com configurações incorretas que degradam a qualidade da internet de forma que o cliente acredita que o problema está ocorrendo, de forma geral. Nesses casos, fazemos um trabalho minucioso, buscando diagnosticar a causa do problema. E, em muitas vezes, alguns ajustes nas configurações dos roteadores são suficientes para resolver o problema. Em outros casos onde o equipamento apresenta baixo desempenho ou, talvez, até mesmo um defeito, a única solução é a troca do equipamento. Para constatar a velocidade de sua conexão à internet, orientamos os clientes a utilizar uma ferramenta homologada pelo Inmetro, disponível gratuitamente na internet. Essa ferramenta apresenta informações bastante precisas, sem tender a favorecer uma ou outra empresa. Dessa forma, o próprio cliente pode acompanhar como anda o funcionamento de seu acesso à internet. O que também ocorre, muitas vezes, são problemas envolvendo vírus e programas de download como torrents que consomem grande parte da velocidade contratada. Todos esses fatores podem deixar dúvidas quanto ao funcionamento do acesso à internet; para tratar esses casos, contamos com uma equipe treinada para prestar atendimento, orientar e solucionar os problemas apontados pelos clientes”.

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