1º sepultamento
MARIA AFRICANA
O 1º sepultamento feito no Cemitério Eclesiástico, que existia na praça 2 de novembro, atual praça Galba Veloso, foi de Maria Africana, escrava de Ricardo Rodrigues Braga, falecida em 1º de novembro de 1859. Já o 1º sepultamento no atual Cemitério Municipal Santo Antônio foi em 31 de agosto de 1942, de Antônia Valadares Ribeiro, mãe de Benedito Valadares, falecida um dia antes.
1º casamento
JOAQUIM E PRUDENCIANA
O 1º casamento eclesiástico realizado na paróquia Nossa Senhora da Piedade aconteceu no dia 4 de novembro de 1848, entre Joaquim Batista Parreira e Prudenciana Pulquéria de Jesus. O celebrante foi vigário Paulino, tendo como testemunhas Antônio José de Abreu e Silvestre Pereira Coelho.
1ª bandeira ADMINISTRAÇÃO WALTER MARTINS
A bandeira do município foi criada na administração do então prefeito Walter Martins Ferreira, através de uma lei de 16 de setembro de 1965.
1º orelhão gratuito
COCA-COLA E CTBC
Esta GAZETA publicou no dia 21 de julho de 1995, uma matéria intitulada Destaque Nacional, quando foi instalado na praça Padre José Pereira Coelho, o 1º telefone público, onde podiam ser feitas ligações gratuitas sem a necessidade de fichas ou cartões telefônicos. Patrocinado pela Coca-Cola, a cabine tinha o formato de uma latinha do refrigerante (foto).
1º transplante
IVO VERTELO
Esta GAZETA também noticiou em 24 de outubro de 2008 sobre o 1º transplante de coração feito em um pará-minense, pelo médico Carlos Figuerôa, casado com a pará-minense Dôra Franco dos Santos, no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte/MG. Fechando esta edição especial, a reportagem GP foi informada que Ivo Rodrigues Vertelo (foto), faleceu no último dia 10 de setembro, sendo sepultado cemitério local.