1º MÉDICO - O 1º médico a pisar em terras patafufas foi Augusto Gonçalves de Sousa, vindo de Itaúna/MG, de tempos em tempos, a partir de 1864.
1º A RESIDIR - O 1º médico residente na cidade foi Cândido José Coutinho da Fonseca. Filho de tradicional família de Sabará/MG, onde nasceu em 26 de dezembro de 1826, formou-se em medicina no Rio de Janeiro, em 1853. Em 1864 fixou residência em Pará de Minas, tendo vindo com a família da cidade de Curvelo/MG. Aqui residiu durante 39 anos, até sua morte, em 9 de setembro de 1903, aos 77 anos. Ele desenvolveu grande atividade, como médico e como cidadão, além de ter sido o 1º médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde exerceu não só a clínica médica, como também a cirurgia, apesar das precárias instalações da época. Fez parte da 1ª mesa administrativa da Santa Casa, ocupando o cargo de 1º vice-provedor. Fora isso, foi vereador, de 1900 a 1902. Procurando elevar o nível cultural dos pará-minenses, fundou aqui um Clube Dramático, chegando a construir um modesto, mas amplo teatro, intitulado Recreio Dramático, que ficava na atual praça do Santuário.
1º PATAFUFO - Murilo Drummond de Sales e Silva foi o 1º médico pará-minense a residir em sua própria terra, depois de formado em 1923, pela Faculdade do Rio de Janeiro/RJ.
1º HOSPITAL - A Santa Casa de Misericórdia de Pará de Minas, que posteriormente ficou conhecido como Hospital Nossa Senhora da Conceição (foto), foi fundada no dia 25 de janeiro de 1885, pelo rábula Marciano Augusto de Moura, que se tornou o seu 1º provedor, natural da cidade de Dores do Indaiá/MG. Funcionou primitivamente em um sobrado que existia próximo onde estava localizada a antiga matriz. Tempos depois, foi transferida para uma velha casa no cruzamento das ruas Sacramento e Antônio Novato. Em 17 de outubro de 1915, houve o lançamento e benção da 1ª pedra fundamental para a construção do Hospital Nossa Senhora da Conceição, uma iniciativa de Torquato de Almeida, provedor da instituição, de 1905 a 1926. A inauguração oficial do prédio onde hoje se encontra o hospital, na rua principal da cidade, aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1929, tendo com provedor o médico Murilo Drumond de Sales e Silva.
1ª CIRURGIA - No dia 27 de junho de 1927 foi realizada a 1ª operação cirúrgica no HNSC, no paciente Arcílio Nogueira Penido, obtendo sucesso e salvando-lhe a vida.
MATERNIDADE - Em 1944, a Maternidade Odete Valadares integrou ao hospital e, em 1946, a capela, doada por Torquato de Almeida. A maternidade recebeu o nome em homenagem