BRASIL É MERDA?
A marca holandesa de roupas CoolCat anunciou que decidiu suspender a venda de uma camiseta que traz estampada a bandeira do Brasil abaixo da palavra merda, escrita em caixa alta. A grife, que também tem lojas na França, em Luxemburgo e na Bélgica, virou alvo de protestos de brasileiros, após começar a circular nas redes sociais fotos das camisetas tiradas por turistas e brasileiros que moram no exterior. (JORNAL DA CIDADE, de Poços de Caldas/MG).
PIB DO CAMPO IGUAL
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro encerrou janeiro praticamente estável com ligeira queda de 0,07%, frente igual ao período do ano passado. Com o resultado, a 1ª estimativa para o ano ficou em R$ 147,43 bilhões. Cerca de 52% serão provenientes da agricultura e 48% da pecuária. (DIÁRIO DO COMÉRCIO, de Belo Horizonte/MG).
FARRA DOS PREFEITOS?
No programa do Governo Federal mais conhecido como Socorro Financeiro, o município de Jaíba/MG foi contemplado, no início do mês de abril, além dos repasses normais, com uma verba extra, podendo propiciar ao prefeito dessa cidade fazer algumas gracinhas com mais um dinheiro fácil que pode ser gasto da forma que bem quiser, inclusive fazendo Festa da Banana, da Laranja e da Páscoa, investir em saúde ou em qualquer outra coisa que vier na cabeça de sua equipe. A prefeitura de Jaíba recebeu o socorro financeiro de R$ 349.990,32. Trata-se do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) instituído pelo governo federal por ocasião da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O valor depositado é dividido pelos mesmos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que esse recurso não precisa ser aplicado obrigatoriamente em Saúde e Educação como o FPM. A escolha é do prefeito. Demais municípios da região Norte Mineira também receberam esse repasse, sendo o valor proporcional à população de cada localidade. É a farra dos prefeitos com nosso dinheiro... (FOLHA DE JAÍBA, de Jaíba/MG).
BEM LONGE DO PODER
Projeto em tramitação no Senado estabelece que presidente, governadores e prefeitos que tentarem novo mandato terão de se afastar do cargo 6 meses antes das eleições. Tema polêmico no mundo político, a reeleição está de volta a pauta do Congresso Nacional. Um projeto pronto para ser apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado pode mudar os planos de quem pretende entrar na corrida eleitoral para permanecer no cargo. Proposta de emenda à Constituição (PEC) obriga prefeitos, governadores e o presidente da República a se afastarem de seus postos até 6 meses antes do pleito para que possam se candidatar. O texto justifica a mudança como uma forma de equilibrar a disputa, evitando que políticos que detêm mandatos tenham mais destaque na mídia e poder sobre a máquina pública... Acontece que já temos legislação interessante para o tema que proíbe ao candidato fazer autopromoção e cabe ao Ministério Público fazer a fiscalização e punir quem infringir a lei. Essa nova ação parece de fato uma busca, no mínimo confusa e tenta coibir a ação de políticos corruptos com propostas duplicadas, ao invés de agir como a lei existente estabelece. Punição a quem merece é o que espera, há anos, a sociedade. (FOLHA DE PATROCÍNIO, de Patrocínio/MG).
AGÊNCIAS DE PROPAGANDA
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais é a 2ª entidade em apoiar institucionalmente o Congresso Mineiro de Comunicação que acontecerá em Belo Horizonte, de 11 a 13 de junho, na sede da Fiemg. O Sinapro/MG foi fundado em 1979 e é a mais representativa entidade de classe patronal da indústria da propaganda em Minas Gerais. As agências filiadas são responsáveis por mais de 70% do volume total faturado, através de ações de marketing, propaganda, merchandising e webmarketing no Estado. Como entidade focada na gestão do negócio publicitário, o objetivo do Sinapro/MG é oferecer aos seus membros um amplo leque de serviços expertise e informações referentes ao negócio da propaganda. (SINDIJORI/MG, BH/MG
[email protected]).
SERÁ QUE VAI FUNCIONAR?
Por iniciativa do deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Alemg/MG), aconteceu um ciclo de debates com o objetivo de comemorar a Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação Pública, instituída pela Lei Estadual 20.818, de 29 de julho de 2013. Dentre os temas principais debatidos, a democratização e a regulamentação dos meios de comunicação e o projeto de lei de iniciativa popular da comunicação social eletrônica. Para realizar ciclos de debates, a Assembleia é campeã. Resta saber se vai funcionar mesmo de fato e de direito. (ALEMG Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, BH/MG).