De acordo com uma pesquisa do Glassdoor, site americano com opiniões sobre empresas e carreiras, mais profissionais em busca de uma colocação têm usado aparelhos móveis durante a fase de procura e o têm feito mais frequentemente.
Nove em cada dez (89%) dos que estão atrás de um emprego dizem que deverão usar um aparelho móvel nesse processo nos próximos 12 meses, 7 pontos percentuais a mais que a parcela que afirmou o mesmo menos de um ano atrás (82%).
Além disso, 45% desses profissionais dizem utilizar seus aparelhos móveis especificamente para procurar colocações pelo menos uma vez por dia, 2 pontos percentuais a mais que menos de um ano atrás.
Cinquenta e nove por cento acreditam que têm mais chances de serem considerados para uma vaga caso se candidatem tão logo ela seja postada on-line.
As cinco atividades relacionadas à carreira mais realizadas em aparelhos móveis por quem busca emprego são: procurar vagas (51%), salvar listas de vagas para se candidatar depois pelo computador (44%), receber alertas em tempo real sobre abertura de vagas (44%), visitar o site de companhias especializadas em carreiras (39%) e ler críticas de empregados sobre empresas (37%).
Uma vez que mais profissionais têm usado aparelhos móveis na busca por emprego, algumas mudanças são esperadas nas empresas no processo de adaptação a esse novo comportamento. Um a cada dois (49%) dos que procuram vagas diz encontrar dificuldades ao candidatar-se para um trabalho via aparelho móvel, e um em quatro se vê dissuadido a se candidatar se o site da empresa ou a lista de vagas não foi otimizada para essa plataforma.
G1