A partir de agora, o consumidor que não pagar a conta de energia elétrica, além de ter o fornecimento cortado, terá seu nome enviada pela Cemig para o SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) ou para o Serasa.
A reportagem GP entrou em contato com o jornalista Etevaldo Queiroz, da estatal em Belo Horizonte/MG, para falar do assunto. Veja.
"Quando uma pessoa deixar de pagar a conta, a Cemig vai mandar, na próxima fatura, um aviso de que o serviço será cortado em 15 dias, caso o pagamento não seja efetuado. Sobre o SPC ou Serasa, o cliente deverá procurar a Cemig e, assim que o débito for quitado, a empresa providenciará a retirada do nome do cadastro".
Mas pelo visto, os Procons do país não concordam com essa nova atitude das concessionárias. Eles alegam que é uma medida legal, mas imoral. Alguns até mesmo afirmam que os consumidores que se sentirem lesados com essa medida poderão procurar a justiça.
Porém, segundo Etevaldo, a decisão já foi tomada pela estatal e será implantada.
"Os procons até poderão recorrer, mas isto não tem nada de ilegal. Caso a justiça seja um dia contrária a isso, a Cemig irá acatar, mas a decisão já foi tomada".