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Jovem aprende a fazer brownie para pagar faculdade e vira empresário - 09/09/2014

Com pouco mais de R$ 50 no bolso, Johnantan Leite, de 23 anos, decidiu aprender a fazer brownies para juntar dinheiro e pagar as mensalidades da faculdade de arquitetura e urbanismo. A ideia surgiu em abril de 2013, quando o jovem assistia ao programa "Mais Você", da Rede Globo. Com o dinheiro da venda dos bolinhos de chocolate, típicos dos Estados Unidos, Johnantan criou a marca Brownie do Joe. Em menos de um ano, ele aumentou a produção de 24 para até 300 doces por dia – feitos no ateliê construído em sua própria casa, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá.O Brownie do Joe ficou conhecido no Amapá após uma cliente publicar uma foto de um dos bolos na rede social Instagram. Johnantan conta que o doce produzido por ele tem características típicas da região Norte, o que facilitou as vendas no comércio local. "Vi a receita no 'Mais Você' e comecei a estudar sobre a origem do brownie e os sabores da Amazônia. Quando comecei a vender para os meus colegas eu tinha apenas a intenção de pagar a minha faculdade e guardar um dinheirinho, mas aí começaram a surgir mais encomendas, até chegar ao ponto em que precisei contratar funcionários", conta o rapaz, que trabalhava como assistente de eventos em um hotel na capital. Ele diz que recebia um salário mínimo por mês.Johnantan prefere não revelar quanto fatura com o negócio, que atualmente conta com quatro funcionários. Ele fornece o doce para sete revendedoras em Macapá. "Depois de um mês, eu chamei minha tia para me ajudar na produção e logo precisei de mais colaboradores. Quando percebi, já havia montado uma pequena linha de produção, onde eu tinha que me preocupar, além do produto, com a marca e o design", conta Johnantan. Ele atribui parte do sucesso no empreendimento ao apoio que recebeu da mãe e do amigo, o publicitário Raul Lima. Ele diz que pretende exercer a profissão de arquiteto após se formar e conciliar com o dia a dia do empreendimento atual.Aprovado pelo chef Johnantan diz que a maior realização profissional da vida dele foi quando o chef Alex Atala provou seus brownies. O D.O.M, um dos restaurantes de Atala, ficou na terceira posição da lista “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2014”. O concurso é uma versão do “The World's 50 Best Restaurants", que reúne os melhores estabelecimentos do mundo. "A mãe de uma amiga viaja bastante e disse que poderia entregar os meus brownies para ele. Então eu fiz uma caixa personalizada, ele provou e postou na internet dizendo que tinha comido três bolos de uma só vez. Isso, para mim, foi ótimo", afirma o jovem. Produção Johnantan produz 12 sabores diferentes de brownie: de regionais, como cupuaçu e maracujá, a mais tradicionais, como brigadeiro e coco. Cada brownie é vendido a R$ 5. "Sempre me preocupei com uma produção artesanal para que não caia a qualidade do produto. Não adianta você querer abraçar o mundo se não tem condições para isso. Vou expandir, mas aos poucos. Comecei com quatro sabores e uma baixa produção, hoje estou bem melhor", diz. FONTE:G1

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