Rajadas destelharam casas e complicaram trânsito em alguns bairros.
Massa de ar baixa temperaturas e deve continuar durante o fim de semana.
A chegada de uma massa polar vinda do Sul ajudou a amenizar o calor recorde na capital mineira, mas trouxe também fortes ventanias e alguns transtornos, que devem continuar por mais alguns dias. Só entre as 22h desta quinta-feira (2) e as 9h desta sexta-feira (3), o Corpo de Bombeiros havia registrado 17 quedas de árvore em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Segundo o Centro de Climatologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as rajadas começaram por volta das 17h e atingiram um pico de 89 km/h, entre 0h e 1h, no alto da Avenida Raja Gabagila, entre as Regiões Centro-Sul e Oeste da capital.
Segundo a meteorologia, os ventos fortes devem continuar pelo menos até a noite deste sábado (4). As temperaturas permanecem mais baixas, com mínima de 21ºC e máxima de 26ºC até o domingo (5), porém ainda não há previsão de chuvas na região, também conforme a Cemig.
Transtornos
A BHTrans registrava retenções em pelo menos duas vias na manhã desta sexta-feira. Na Rua Marechal Deodoro, no bairro Floresta, Região Centro-Sul da capital, a queda de uma árvore danificou a rede elétrica e causava lentidão no trânsito. No bairro Palmeiras, Região Oeste da cidade, o tráfego também ficou bloqueado na Avenida Dom João VI, no bairro Palmeiras.
Ontem à noite, a queda de uma árvore de grande porte provocou a interdição de um quarteirão da Avenida Brasil, esquina com Rua Rio Grande do Norte, no bairro Funcionários, Região Centro-Sul da cidade. O tráfego já estava liberado na manhã desta sexta-feira.
Na Região Leste, as rajadas de vento arrancaram parte do telhado de uma casa no bairro Sagrada Família. Segundo os bombeiros, não há registro de pessoas feridas nas ocorrências.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/10/ventos-atingem-89-kmh-e-derrubam-pelo-menos-17-arvores-na-grande-bh.html