Comemorando 30 anos como colunista desta GAZETA, o hoje decorador Angelo Caffaro ganhará uma exposição no museu local, onde mostrará todos os seus trabalhos como colunista social GP. A exposição acontecerá neste fim de ano e contará com momentos marcantes e reveladores. Para saber mais informações, a reportagem GP conversou com o idealizador do projeto, secretário de cultura, Luciano Pereira. Intere-se.
“É uma exposição sobre os 30 anos do colunismo social de Angelo Caffaro. Fiz o convite a ele para que contasse essa história no museu. Ele adorou a ideia e aceitou. Todos os preparativos estão sendo feitos pela equipe de decoração dele, além da equipe do museu, claro, com o apoio da secretaria de cultura. As pesquisas estão sendo feitas, desde o início da carreira dele na GAZETA. Sem dúvida, ele é uma pessoa que marcou o colunismo social da cidade. Pode-se dizer que existe uma sociedade antes e outra depois do Angelo. E ele construiu isso com muita competência, fazendo de sua coluna uma vitrine da sociedade local. Além disso, é uma coluna também informativa”, justifica o secretário de cultura.
SURPREENDENTE – “As colunas sociais hoje destacam-se por apresentar um jornalismo social que falam, além do glamour da sociedade, de política, cultura, turismo, problemas diversos do município e o Angelo não foge à regra, porque ele denuncia, critica e mostra fatos do cotidiano. Ele merece ter sua história contada. Fora isso, ele tem também uma história na secretaria de cultura, onde ele já foi diretor de cultura (na 1ª administração de A.J.). Na época em que ele esteve por aqui fez um trabalho inovador. Portanto, a exposição será algo surpreendedor, porque é uma história muito bacana. As pessoas irão encontrar pesquisas em jornais e fotografias. O Angelo, com certeza, vem com surpresas, porque ele nunca revela tudo o que vai fazer. Mas ele vai mostrar várias histórias que serão resgatadas como o concurso de beleza Glamour Girl. Serão feitos painéis com fotos e recortes da GAZETA, contando tudo, ao longo desses 30 anos. Será uma exposição que irá marcar a história do colunismo social local. Será um momento das pessoas reverem fatos que marcaram esses 30 anos e quem não teve acesso, na época, poder conhecer um pouco do que foi feito, através do jornalismo social do colunista social GP, Angelo Caffaro”.
POR QUE O COLUNISMO? – “Como já disse, o jornalismo social bem feito, não baseado apenas em badalar a sociedade, é uma coluna informativa e a coluna Sociedade do Angelo nunca deixou de retratar a história do município. É uma coluna de opinião, onde ele tem seu espaço de emitir opiniões sobre problemas diversos da comunidade. O jornalismo social hoje está em um outro patamar. Vemos que as colunas sociais se transformaram, elas não baseiam-se apenas nas famílias tradicionais, mas na sociedade como um todo. Pessoas que promovem expressões artísticas, empresariais, políticas e culturais são representadas em colunas sociais. O Angelo fez com que a sua coluna se renovasse sempre. Por isso, esta aí até hoje”.